Em 2020, o Google Assistente vai realmente ajudar você

Atualizações apresentadas pela empresa vão de traduções em tempo real até agendamento de atividades cotidianas

por Katarina Bandeira qua, 08/01/2020 - 15:27
Google/Divulgação Assistente deve traduzir não apenas uma frase ou expressão, mas textos inteiros Google/Divulgação

Desde o ano passado, o Google vem apresentando uma série de novidades em relação ao seu assistente virtual. Inclusão de idiomas, possibilidade de realizar mais de uma pergunta dizendo “Ok, Google” apenas uma vez, enviar e-mail de forma mais ágil, entre outras coisas, já deixaram a ferramenta da companhia alguns passos à frente de suas 'rivais' como Alexa e Siri.

Para aumentar ainda mais a distância entre as assistentes, o Google aproveitou a Consumer Electronics Show (CES) 2020, que acontece durante esta semana, para anunciar atualizações que vão deixar seu assistente mais funcional. Se você é um usuário Android, ele dificilmente ficará fora da sua rotina dada as inúmeras possibilidades de uso - a não ser que, realmente, tecnologia usada para facilitar tarefas diárias não seja muito a sua praia.

Maior controle dos dispositivos inteligentes

A primeira mudança atinge, principalmente, quem possui dispositivos inteligentes como eletrodomésticos programáveis, luzes e repetidores wireless, por exemplo. Com um novo recurso chamado Ações Agendadas, que será lançado ainda este ano, o usuário poderá solicitar ao Assistente para ativar e desativar ou iniciar e parar um dispositivo inteligente compatível no momento da sua escolha. Por exemplo, você pode dizer: "Ok, Google, ligue a cafeteira às 6h da manhã", se sua cafeteira for digital e, às 6h30, é possível que você acorde com o café pronto.

 Para funcionar é preciso ter o aplicativo Google Home, que conecta seu smartphone com os dispositivos inteligentes que você possuir e que forem compatíveis com o sistema Android.É possível controlar mais de 20 novos aparelhos, incluindo, purificadores de ar, banheiras, cafeteiras, aspiradores e muito mais. 

Entra na minha casa, entra na minha vida

Unido com a linha Nest Hub, o Assistente Google pode também telefonar para pessoas usando o wi-fi e os alto falantes que você tiver espalhados pela casa, usando números salvos na discagem rápida. O tablet que conecta os aparelhos (e ainda exibe as fotos da família) passa a ter um bloco de anotações digital (como post-its) que funcionam como lembretes no Nest. Ambos os recursos serão lançados ainda este ano.

Quase um peixe-babel

Mas a grande cereja do bolo quando falamos no assistente é a possibilidade de tradução. No começo de dezembro, o Google anunciou que o assistente seria seu principal tradutor na hora de viajar. E é nesse ponto que suas funções parecem expandir. "Diferentemente dos leitores de tela tradicionais, essa experiência é construída em novos conjuntos de dados de voz para criar vozes com sons mais expressivos e mais naturais, por isso é mais fácil ouvir por um longo período de tempo".

O Assistente deve traduzir não apenas uma frase ou expressão, mas textos inteiros.  No smartphone, basta dizer "Ok, Google, leia-o" ou "Ok, Google, leia esta página" quando estiver visualizando um artigo e o aparelho fará a leitura completa, traduzia para 42 idiomas, como hindi, alemão ou espanhol.

Embed:

No modo intérprete, um recurso de tradução em tempo real para telefones, Smart Display ou alto-falante inteligente, será possível conversar entre diferentes pessoas, mesmo que elas não falem o mesmo idioma. Empresas de todo o mundo podem trazer o modo de intérprete através dos parceiros Volara e SONIFI. Uma dessas companhias parceiras da gigante da internet é a América Airlines - companhia aérea norte-americana - que começou a testar o recurso nos saguões do Aeroporto Internacional de Los Angeles.

O Google espera que, como parte dessa nova solução, hotéis, aeroportos, estádios esportivos, organizações que auxiliam nos esforços humanitários e muitos outros estabelecimentos que recebem estrangeiros possam usufruir do recurso.

Privacidade parte 1

Por último e não menos importante o Google tenta acalmar aqueles usuários mais preocupados com conversas que estejam sendo ouvidas pela empresa. A companhia deixa claro que o Assistente não envia o que você está dizendo ao Google ou a qualquer outra pessoa, além de não reter gravações de áudio privadas e deixa à escolha do usuário se poderá ou não receber áudios para futuras melhorias de seu assistente. 

Qualquer dúvida pode ser tirada com o próprio Assistente, que responde perguntas como “Como você mantém minhas informações privadas?”. Se isso não for suficiente o usuário pode, apenas com sua voz, excluir a atividade do Assistente da sua Conta do Google dizendo coisas como "Ok, Google, exclua tudo o que eu disse esta semana".

Tirando o Google de trás da porta

Na CES, a empresa também anunciou duas novas ações de voz referentes à privacidade do usuário. Sabe quando você está conversando e o Assistente capta, “sem querer”, uma parte de alguma frase sua e responde? Agora você vai poder dizer "Ok, Google, isso não era para você", e o dispositivo vai esquecer o que ouviu. Também é possível perguntar "Ok, Google, você está salvando meus dados de áudio?", para saber mais sobre seus controles de privacidade e ir diretamente para a tela de configurações para alterar suas preferências.

O Google Assistente já está disponível em mais de 1 bilhão de dispositivos. Em breve o recurso chegará em novos displays inteligentes, alto-falantes, fones de ouvido e barras de som da Acer, Aftershokz, Anker Innovations, Belkin, Cleer, Harman Kardon, Konka, JBL, Lenovo, Philips, Seiki, LG, além de televisões smart e carros selecionados. No fim, você poderá até dizer “Ok, Google, cheguei ao fim dessa matéria” e a gente se vê em uma próxima oportunidade.

COMENTÁRIOS dos leitores