Instagram quer comprovar a autenticidade das publicações

Rede social vai começar a fazer uma apuração mais forte sobre conteúdos gerados por usuários

por Katarina Bandeira qui, 13/08/2020 - 14:14
Freepik Varreduras de conteúdo começam a ser realizadas nesta quinta-feira (13) Freepik

O Instagram vai começar a fazer uma apuração mais forte sobre o tipo de conteúdo que é publicado na rede social. Para evitar contas falsas e publicações geradas por bots com o propósito de enganar seguidores, a plataforma de Mark Zuckerberg começará, a partir desta quinta-feira (13), a solicitar que as pessoas confirmem quem está por trás de uma perfil ou conteúdo.

"Solicitando às pessoas por trás das contas que confirmem as próprias informações, poderemos entender melhor quando as contas estão tentando enganar os seguidores, responsabilizá-las e manter a nossa comunidade segura", diz publicação oficial da empresa. Apesar do alerta, o Instagram afirma que a "peneirada" será feita em uma pequena parcela da comunidade que usa a plataforma com frequência. "A maioria das pessoas não será afetada", afirma o comunicado. 

Estão na mira do Instagram contas potencialmente envolvidas em comportamento não autêntico coordenado, como perfis em que a maioria dos seguidores está em um país diferente da localização do usuário ou quando há sinais de automação, como contas de bot. 

Segundo a companhia, caso a equipe do Instagram perceba sinais de atividade considerada não-autêntica, será necessário que o proprietário do perfil confirme a própria identidade. Assim que as informações forem confirmadas a conta voltará a funcionar. Os números de identificação serão armazenados de forma segura e excluídos em até 30 dias após a conclusão da análise feita pela rede social. Eles não serão compartilhados ao público.

Caso uma conta escolha não confirmar as próprias informações, algumas sanções serão aplicadas como ter a distribuição reduzida do conteúdo ou, até mesmo, a desativação do perfil.

COMENTÁRIOS dos leitores