Android 11 começa a chegar aos smartphones; veja detalhes

Nova versão do sistema operacional chega para aparelhos selecionados

por Katarina Bandeira qua, 09/09/2020 - 16:11
Google/Divulgação Recursos devem chegar para outros aparelhos nos próximos meses Google/Divulgação

O Google liberou uma atualização do sistema operacional Android 11 nesta quarta-feira (9). A nova versão conta com espaço dedicado para mensagens nas barra de notificações, o recurso Bubbles, um controle mais simples de dispositivos inteligentes, maior privacidade e a gravação de tela em forma de vídeo, para a felicidade de quem tinha que baixar aplicativos de terceiros para mostrar o que estava fazendo no smartphone.

De acordo com a empresa, agora, as conversas em aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram, serão movidas para um espaço específico na barra de notificações. Dessa forma, o usuário poderá visualizar, responder e gerenciar todas as conversas em um só lugar. Além disso, a nova versão do sistema operacional também conta com o Bubble - um recurso que lembra muito o usado no Messenger, do FAcebook, que permite que o usuário responda as mensagens em um balão diretamente em sua tela de notificações, sem ter que alternar entre os aplicativos -.

Outra funcionalidade disponível já existia no iOS e agora, finalmente, chegou no Android 11. A gravação de tela integrada agora funciona sem que seja necessário baixar algum aplicativo externo para capturar e compartilhar o que está na tela do smartphone.

Dispositivos conectados

Para quem tem dispositivos inteligentes, o sistema operacional também vai dar uma forcinha permitindo o acesso a todos eles a partir do botão liga/desliga do smartphone. Basta pressionar esse botão para, por exemplo, dar o comando de acender as luzes ou destrancar a porta. Também é possível contar com novos controles de mídia para alternar rapidamente entre fones de ouvido, caixas de som inteligente e até TVs, sem interromper a reprodução.

O Android Auto, que integra o smartphone com carros compatíveis, também recebeu uma atualização. Não funciona em terras tupiniquins, mas lá fora é possível receber instruções com apenas um toque, enviar mensagem de texto ou reproduzir uma mídia utilizando comandos de voz, mesmo por voz. 

Privacidade e dados 

Por fim, as Permissões Únicas chegam para dar mais controle aos usuários ao acesso às ferramentas confidenciais como câmera, microfone e localização, sendo possível optar pelo acesso único. Ou seja, se você já disse que não quer que algum aplicativo acesse suas informações, o Google só vai perguntar uma vez se você quer conceder novamente ou não. Para apps utilizados há algum tempo, as permissões são redefinidas automaticamente e o usuário é notificado.

O Android 11 começará a ser atualizado em telefones Pixel, OnePlus, Xiaomi, OPPO e realme selecionados, mas deve chegar em outras marcas nos próximos meses. 

COMENTÁRIOS dos leitores