Recife é a cidade mais inteligente e conectada do Nordeste

Ranking Connected Smart Cities, que aponta as cidades mais tecnológicas do país, também apontou Ipojuca como referência em segurança

por Katarina Bandeira qui, 10/09/2020 - 11:06
Porto Digital/Divulgação Capital pernambucana subiu 8 posições no ranking, em comparação ao ano passado Porto Digital/Divulgação

A cidade do Recife deu um salto na nova edição do Ranking Connected Smart Cities, que aponta quais são os municípios mais tecnológicos do país. A capital pernambucana saiu do 23º lugar para a 15º posição nacional, sendo considerada também a cidade mais inteligente e conectada do Nordeste. E ela não está sozinha, na categoria Segurança, Ipojuca - no litoral Sul do Estado - foi considerada a primeira no âmbito nacional.

 A 6ª edição estudo anual foi divulgada na última terça-feira (8), durante o evento nacional Connected Smart Cities Digital Xperience, que acontece até esta quinta (10). Ele leva em consideração os impactos econômico, social e ambiental, dividindo a pesquisa em eixos como Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo e Mobilidade.  O ranking mapeia todos os 673 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes destacando os bons exemplos.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, a capital pernambucana se destacou nos eixos de Empreendedorismo, ocupando a 8ª colocação nacional, Tecnologia e Inovação, no 11º lugar, Mobilidade e Acessibilidade, em 9º e Saúde, 12º.  Muito do mérito vem do grande número de espaços para o desenvolvimento de inovação, sendo 13 incubadoras de empresas e o Porto Digital. A capital ainda tem 43 ligações de internet para cada 100 habitantes como pontos que impulsionaram a boa qualificação no estudo.

Este ano, as cidades consideradas as mais inteligentes e conectadas no ranking Connected Smart Cities foram São Paulo (SP), em primeiro lugar, Florianópolis (SC), em segundo, e Curitiba (PR), em terceiro. No Nordeste as capitais foram Recife, Salvador (BA) e Fortaleza (CE), que aparecem em 15º, 27º e 29º, respectivamente.

COMENTÁRIOS dos leitores