TSE confirma que app e-Título foi afetado por ataque DDoS

Além de causar instabilidade, ação também fez vazar dados de ex-funcionários do TSE e informações referentes a 2020

por Alfredo Carvalho ter, 24/11/2020 - 15:14
Julian Oliveira / LeiaJá SP Julian Oliveira / LeiaJá SP

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, confirmou em nota que a tentativa de inutilizar recursos do sistema, também conhecida como ataque de negação de serviço (DDoS), impactou o aplicativo e-Título no primeiro turno das eleições municipais de 2020.

Em comunicado à imprensa, Barroso diz que embora os ataques tenham causado instabilidade no sistema, ele não tiveram ligação com o atraso na divulgação dos resultados da votação.

No domingo (15), o presidente do TSE havia dito que a instabilidade e-Título ocorreu por conta de muitos eleitores terem deixado para baixar o aplicativo apenas no dia da eleição.

Além de causar instabilidade, os ataques feitos pelo grupo intitulado CyberTeam também vazaram dados de ex-funcionários do TSE, entre 2001 e 2010, além de informações referentes a 2020.

Barroso determinou a criação da Comissão de Segurança Cibernética, liderada pelo ministro Alexandre de Moraes, que acompanhará as investigações junto com a Polícia Federal.

COMENTÁRIOS dos leitores