Golpistas usam falsa pesquisa do SUS para clonar WhatsApp

Criminosos solicitam envio de código por SMS para ativar conta da vítima em outro aparelho

por ter, 16/03/2021 - 17:01
Tim Reckmann / Flickr Tim Reckmann / Flickr

Um grupo de criminosos está se passando por funcionários do Sistema Único de Saúde (SUS) e agentes do Ministério da Saúde para clonar o aplicativo WhatsApp de usuários de smartphones. O golpe é feito por mensagem de texto e ligações, onde é possível obter o controle da conta para solicitar transferências bancárias aos contatos e fazer com que mais pessoas caiam na armadilha, enquanto o proprietário não percebe que foi vítima de clonagem.

Segundo o portal Canaltech, o golpe começou a ser aplicado no início da pandemia de Covid-19, no ano passado. O golpista envia mensagens com perguntas de uma suposta pesquisa a respeito de sintomas do coronavírus e para passar informações sobre os cuidados com a higienização. Para finalizar, o criminoso encaminha um código numérico por SMS. Essa sequência serve para ativar a conta em outro telefone. Assim, a pessoa poderá utilizar toda a lista de contatos da vítima.

Em crimes como esse, é importante que o usuário desconfie e ignore eventuais mensagens que venham a ser duvidosas, além de ativar a autenticação em duas etapas na configuração do WhatsApp. Desta forma, mesmo que o criminoso obtenha o código de verificação, ele não completará o acesso a conta, pois precisará de uma segunda senha. O usuário também pode entrar em contato com a empresa pelo sistema de atendimento para verificar se a mensagem é verdadeira ou falsa.

Segundo levantamento de dados da startup brasileira PSafe, os golpes por meio de mensagem de texto atingiram cerca de 5 milhões de brasileiros no ano passado. O WhatsApp iniciou uma campanha para alertar os usuários de smartphone a não caírem nos golpes. Código de verificação e outras senhas nunca são solicitados por WhatsApp ou SMS, uma vez que estes mecanismos funcionam para uso próprio do dono do aparelho celular.

Por Thaiza Mikaella

COMENTÁRIOS dos leitores