Funcionários da Amazon entram em greve na Itália

Sindicatos querem que a empresa abra negociações trabalhistas

seg, 22/03/2021 - 08:30
MARCO BERTORELLO / AFP Paralisação engloba funcionários dos galpões e centros de logística da gigante do comércio eletrônico MARCO BERTORELLO / AFP

Trabalhadores da multinacional americana Amazon fazem nesta segunda-feira (22) uma greve de 24 horas em toda a Itália por melhores condições de emprego.

Convocada pelos principais sindicatos do país, a paralisação engloba funcionários dos galpões e centros de logística da gigante do comércio eletrônico e trabalhadores de empresas de transporte terceirizadas.

Essa é a primeira greve na Itália em toda a cadeia de logística da Amazon e, segundo as organizações sindicais, tem cerca de 70% a 75% de adesão, de um total de aproximadamente 40 mil trabalhadores.

Os grevistas cobram a abertura de negociações sobre os horários e ritmo de trabalho dos empregados, a estabilização dos funcionários temporários e o respeito de normas de segurança e saúde. "A Amazon e todas as multinacionais devem respeitar os sindicatos e assumir sua responsabilidade social", disse o secretário-geral da União Italiana do Trabalho (UIL), Pierpaolo Bombardieri.

Já a empresa, por meio de uma nota, afirmou que "respeita o direito de cada indivíduo de exprimir a própria opinião". "Continuaremos assegurando que nossos funcionários sejam adequadamente protegidos", declarou a empresa, que não se manifestou sobre o pedido dos sindicatos para a abertura de negociações trabalhistas.

Da Ansa

COMENTÁRIOS dos leitores