Importação: imposto para celulares e computadores cai 10%

Preço dos aparelhos eletrônicos aumentaram 30,7% durante a pandemia

por Rafael Sales seg, 22/03/2021 - 16:53
Sittikan Raingkun / PxHere Sittikan Raingkun / PxHere

O Ministério da Economia anunciou que haverá redução de 10% no imposto sobre a importação de bens eletrônicos usados por todos os setores da economia brasileira. A medida vale para celulares, computadores, equipamentos médicos, escavadeiras, guindastes e máquinas de padaria. A medida entra em vigor a partir desta semana, após publicação no Diário Oficial da União.

A decisão foi tomada em uma reunião do Comitê Executivo de Gestão (Gecex), da Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia (Camex), em razão da desvalorização do real no ano passado, que trouxe alta nos preços. Segundo o Ministério da Economia, as tarifas de importação variam entre zero e 16%. Assim, com a nova regra, um aparelho eletrônico no qual incide 10% de imposto na importação, passará a valer 9%.

A projeção do governo prevê que a redução do imposto sobre os produtos eletrônicos faça com que o preço de venda dos aparelhos no mercado interno também reduza e, assim, tragam uma forma de estímulo para a produtividade no país. A redução da taxa de importação de todos os 1.495 produtos não depende da negociação com os demais países que compõem o Mercosul.

Após o início da pandemia no Brasil, o mercado de produtos eletrônicos passou por reajuste, devido a grande demanda por parte dos trabalhadores em regime home office. Uma pesquisa feita em abril pelo site Manual do Usuário, com base nos dados da plataforma de vendas Zoom, mostra que os preços de aparelhos eletrônicos aumentaram 30,7%.

COMENTÁRIOS dos leitores