Funcionários do Porto Digital realizam protesto virtual

Cerca de 550 profissionais da tecnologia da informação já aderiram ao ato, que pede por reajustes salariais e auxílio financeiro à prática do home office

por Vitória Silva qua, 25/08/2021 - 11:40
Leo Caldas/Divulgação/Porto Digital Vista aérea do Porto Digital do Recife Leo Caldas/Divulgação/Porto Digital

Trabalhadores de empresas particulares de Tecnologia da Informação, na sua maioria localizadas no Porto Digital, no Centro do Recife, realizaram nessa terça-feira (24) uma manifestação virtual de 24h, através do aplicativo Manifes. A atividade é convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Processamento De Dados, Informática e Tecnologia da Informação do Estado de Pernambuco (SINDPD/PE), que congrega trabalhadores da área de TI de todo o estado, que representa cerca de 8.500 empregados.

A manifestação dos trabalhadores visa pressionar o sindicato patronal das empresas de TI (SEPROPE) a atender a pauta de reivindicações da categoria, que vem sendo negociada pelo SINDPD/PE. Hoje (25) haverá uma nova rodada de negociações entre o SINDPD-PE e o SEPROPE e à noite, mais uma Assembleia Virtual da categoria, que definirá os rumos da campanha.

Os principais itens da pauta de reivindicações são o reajuste dos salários e benefícios em 11,98%; o pagamento de R$ 200,00 de auxílio home office; direito à desconexão e saúde do trabalhador e da trabalhadora.

O patronato vem propondo um reajuste de apenas 3% e negou as demais cláusulas da pauta, o que causou a revolta da categoria. “Apesar da pandemia, o setor de TI se expandiu e aumentou seus lucros. Isso está registrado em diversas matérias publicadas pela grande imprensa. A reivindicação da categoria é justa e possível”, registrou a presidenta do SINDPD-PE, Sheyla Lima.

“Os trabalhadores em empresas particulares de TI vêm considerando a possibilidade de abrir mão de alguns itens da pauta para que as negociações avancem. Mas a reposição das perdas e o auxílio home office são inegociáveis. Com o teletrabalho, aumentou as despesas dos trabalhadores com energia e equipamentos. É preciso garantir um valor mensal que minimize o impacto dessa nova realidade”, finalizou Sheyla.

Segundo a representante dos trabalhadores, mais de 550 profissionais de TI já depositaram seus avatares no aplicativo Manifest, como forma de rejeitar a proposta do sindicato patronal.

COMENTÁRIOS dos leitores