Steel Assault é uma homenagem aos 16 bits, mas é curto

Título possui jogabilidade de fácil adaptação e pode ser concluído em até 2 horas

por Alfredo Carvalho qua, 06/10/2021 - 16:15
Divulgação O soldado Taro Takahashi do game Steel Assault Divulgação

Nos anos 1990, o mundo dos videogames ainda não oferecia gráficos realistas ou títulos com mais de 100 horas de conteúdo. Os jogos daquela época apresentavam um visual pixelado, suas campanhas poderiam ser concluídas em poucas horas e suas longevidades estavam à mercê da dificuldade presente no game. É exatamente esse sentimento que “Steel Assault” visa resgatar.

Desenvolvido pela Zenovia Interactive e distribuído pela Tribute Games, “Steel Assault” homenageia os clássicos 16 bits dos consoles Super Nintendo e Mega Drive, entre eles, “Mega Man X” (1993), “The Adventures of Batman and Robin” (1994), “Castlevania: Bloodlines” (1994) e “Contra: Hard Corps” (1994), tanto em seus gráficos, como na jogabilidade frenética.

O jogador assume o papel do soldado Taro Takahashi, que deverá percorrer uma cidade pós apocalíptica, governada por um ditador sanguinário. Assim como em games antigos, não há muita complexidade no enredo, uma vez que ele serve apenas de plano de fundo para justificar o gameplay, que é onde “Steel Assault” brilha.

Durante a jornada, Takahashi contará com seus punhos, um chicote elétrico e uma tirolesa que permite alcançar lugares altos. Todos esses comandos devem ser utilizados no momento correto, caso contrário, o personagem será facilmente eliminado.

Embora a jogabilidade se mostre como intimidadora no começo, “Steel Assault” é de fácil adaptação e a primeira fase será mais do que suficiente para que o jogador se acostume com as mecânicas dos games. Uma vez adaptado, o jogo se torna viciante.

Outro ponto de destaque, é a trilha sonora em estilo rock, que combina com a ação desenfreada do game e remete aos chips sonoros dos consoles mais antigos. Para alimentar ainda mais a nostalgia, “Steel Assault” dispõe de uma resolução em 4:3 e filtros que simulam as clássicas TVs de tubos.

Ao mesmo tempo que o título resgata os melhores aspectos dos anos 1990, ele também traz contigo um dos problemas da época, que é a curta durabilidade do jogo. “Steel Assault” dispõe de cinco fases, e pode ser concluído em menos de duas horas na dificuldade normal, tempo que pode deixar o jogador com uma sensação de “quero mais”.

Para aumentar um pouco a durabilidade do game, os jogadores mais experientes podem escolher as dificuldades mais altas, entre elas, o modo arcade, que oferece apenas uma vida para concluir a aventura inteira. De maneira geral, resta aguardar se alguma expansão será lançada para o jogo no futuro.

“Steel Assault” é uma experiência focada nos clássicos 16 bits e o game deixa isso bem claro no decorrer de suas fases. Jogadores das antigas se sentirão em casa, mas o game também abre suas portas para os novos jogadores, ao oferecer níveis de desafios mais acessíveis e menos punitivos. O título está disponível para Nintendo Switch e PC, por R$34,99.

COMENTÁRIOS dos leitores