Mercedes-Benz acelera produção tecnológica do software

É o mais recente investimento da companhia para aumentar a capacidade interna de desenvolvimento de software e lançar seu próprio sistema

por sex, 08/04/2022 - 20:11
Flickr/Edward Gazel Flickr/Edward Gazel

Nesta sexta-feira (8), a marca alemã de automóveis Mercedes-Benz abriu um novo centro de software de 200 milhões de euros na cidade alemã de Sindelfingen, o mais recente investimento da companhia para aumentar a capacidade interna de desenvolvimento de software, enquanto trabalha para lançar seu próprio sistema operacional, MB.OS, até 2024. 

Cerca de 750 das 3 mil novas contratações que a montadora de veículos planeja fazer mundialmente para desenvolver o sistema operacional foram feitas em Sindelfingen. O centro trabalha com áreas que incluem entretenimento veicular e direção autônoma. Faz parte de um empreendimento da Mercedes-Benz para melhorar sua estratégia de software que, hoje, reúne tecnologia de uma ampla gama de fornecedores que tentam controlar o cerne de sua oferta de software. 

“Assumimos as responsabilidades pela arquitetura e integração de software – esse é o nosso principal objetivo”, afirmou o diretor de software, Magnus Oestberg. “Nós não fazemos tudo sozinhos, valorizamos as parcerias, mas é claro que as partes que são mais importantes para nós, faremos internamente”, complementou. 

Uma dessas parcerias para a criação de centro é com a especialista em computação gráfica, Nvidia, com quem a Mercedes-Benz fechou um acordo em 2020 para desenvolver funções assistidas e autônomas dos veículos. Estes recursos farão parte do sistema MB.OS em dois anos. A montadora está a 600 vagas de atingir a meta de ter uma equipe global de dez mil engenheiros de software em Berlim, China, Índia, Japão, Israel e Estados Unidos. 

Por Camily Maciel

COMENTÁRIOS dos leitores