Amazon diz que não venderá dispositivos Kindle na China

Segundo a empresa, a decisão foi por conta do ajuste de foco estratégico de suas operações e linhas de negócios no país

por qui, 02/06/2022 - 14:49
Tom Whiting Dispositivos Kindle deixarão de ser comercializados na China Tom Whiting

Por Camily Maciel

A Amazon afirmou que deixará de fornecer aos varejistas na China seus e-readers Kindle a partir desta quinta-feira (2) e fechará sua loja virtual de livros no próximo ano. A empresa anunciou a decisão em sua conta oficial do WeChat, dizendo que estava ajustando o foco estratégico de suas operações e que suas outras linhas de negócios na China continuariam.

A e-book store Kindle China vai parar de vender livros eletrônicos a partir do dia 30 de junho do próximo ano, disse a Amazon, embora os clientes possam continuar baixando qualquer livro comprado por um ano além disso. A companhia também removerá o aplicativo Kindle das lojas de app chinesas em 2024. A empresa garantiu que o fechamento dos negócios do Kindle na China não sé por conta da pressão ou censura do governo. “Continuamos comprometidos com nossos clientes na China. Como empresa global, avaliamos periodicamente nossas ofertas e fazemos ajustes, onde quer que operemos”, afirmou um porta-voz da Amazon em comunicado por e-mail.

Os negócios restantes da Amazon na China incluem e-commerce transfronteiriço, publicidade e serviços em nuvem. A empresa fechou sua loja on-line na China em 2019. Outras empresas ocidentais, incluindo o LinkedIn, da Microsoft, o Yahoo e o Airbnb cortaram serviços ou se retiraram completamente da China nos últimos meses, em meios aos esforços do governo para aumentar o controle sobre o conteúdo on-line e novas leis que visam compartilhamento de dados e privacidade do cliente.

COMENTÁRIOS dos leitores