Sony contesta venda da Activision Blizzard
Empresa acredita que Call of Duty (produto da Activision) tem influência na escolha de consoles por jogadores
Após o anúncio da venda da Activision Blizzard para a Microsoft, divulgada na última semana, diversos jogadores vem se questionando se as franquias de jogos do estúdio serão exclusivos para o Xbox. Esta preocupação também atinge a Sony, marca do PlayStation e principal competidora da Microsoft em consoles.
Em declaração divulgada para o órgão fiscalizador de concorrência no Brasil, a Sony afirmou que a venda poderia ser prejudicial para a competição de mercado, pois nenhum outro jogo consegue rivalizar com Call of Duty, jogo do gênero FPS que se estabeleceu como dominante por mais de 20 anos.
“Call of Duty é um jogo essencial: um blockbuster, um jogo de grande orçamento que não tem rival. De acordo com um estudo de 2019, a importância de Call of Duty para o entretenimento em geral é indescritível. É a única franquia de videogame a entrar no TOP 10 de todas as marcas de entretenimento, sendo comparada a potências como Star Wars, Game of Thrones, Harry Potter e O Senhor dos Anéis.” divulgou a Sony no blog oficial.
A Sony afirmou também que, mesmo que existam outras empresas competidoras como Electronic Arts, Epic Games ou até mesmo a própria PlayStation, nenhum destes estúdios são capazes de criar uma franquia que possa competir com Call of Duty, que segundo a Sony é “praticamente uma categoria por si só”.
A declaração foi fornecida para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), do Brasil e está disponível no blog oficial da Sony. É importante lembrar que diversos órgãos fiscalizadores estão investigando a venda da Activision Blizzard, sendo este um procedimento padrão.
A Microsoft, caso a compra seja confirmada, pagará um total de US$ 68,7 bilhões para a compra da Activision Blizzard, estúdio conhecido por franquias como Call of Duty, Diablo, Warcraft e Overwatch.