Empresa israelense cria robôs para otimizar compras online

Visto que as compras online aumentaram em 10 vezes durante a pandemia, muitas empresas ainda enfrentam problemas para responder a esta alta demanda

qui, 16/02/2023 - 09:42
JACK GUEZ Técnicos trabalham na sede da empresa israelense 1MRobotics, em Tel Aviv, em 11 de janeiro de 2023 JACK GUEZ

Por trás de uma vitrine escura de uma pequena loja no centro de Tel Aviv, um robô se move entre as prateleiras pegando caixas de cápsulas de café e colocando-as em sacolas.

Com pequenos armazéns espalhados pelos centros das cidades, a empresa israelense 1MRobotics quer otimizar as compras online através de várias lojas totalmente automatizadas.

"Os clientes querem receber seus produtos o mais rápido possível", diz Eyal Yair, cofundador da companhia.

“Se antes você queria receber seu pedido em dois dias, depois em um dia e depois em duas horas, agora você quer em 10 minutos”, explicou.

Um cliente da empresa que queria cápsulas de café fez o pedido online e foi retirá-lo diretamente no armazém, através de uma vitrine. Não existe processo humano, tudo foi feito por máquinas.

Embora já existam robôs em alguns supermercados ao redor do mundo, o conceito de pequenos armazéns robóticos no centro da cidade é único, diz Yair.

Visto que as compras online aumentaram em 10 vezes durante a pandemia, muitas empresas ainda enfrentam problemas para responder a esta alta demanda. A solução pode vir destes "pequenos armazéns próximos aos clientes", que, no entanto, devem ser "automatizados", diz o empresário.

Estes robôs são montados no sul de Tel Aviv por um grupo de jovens, muitos dos quais passaram pelo exército antes de ingressar nestas unidades tecnológicas.

Graças à inteligência artificial, essas máquinas conseguem pegar e embalar frutas e verduras, inclusive produtos congelados, a partir de uma técnica que impede seu congelamento.

Para o empresário, a era dos supermercados está chegando ao fim.

"Uma vez que você tem um serviço em que pode solicitar 10 itens várias vezes ao dia e recebê-los em 10 minutos, não há motivo para fazer compras uma vez por semana para o resto da semana", completa.

A empresa de Yair planeja se estabelecer no Brasil, Alemanha e na África do Sul, onde estes robôs vão trabalhar em mercearias e lojas de telefonia.

COMENTÁRIOS dos leitores