Mais uma vez, Microsoft vai encerrar produção do Kinect

Câmera com sensor de profundidade foi lançada junto ao Xbox 360, em 2010, e já havia passado por descontinuação em 2017

por Vitória Silva qua, 23/08/2023 - 11:37
Divulgação/Microsoft Kinect, da Microsoft, não será mais produzido Divulgação/Microsoft

A Microsoft está descontinuando o Kinect – de novo. A empresa parou de fabricar a câmera com sensor de profundidade em 2017 e a trouxe de volta em 2019, com um novo formato, no Azure Kinect Developer Kit. No entanto, o remake também deixará de ser comercializado. A companhia garante que fez parceria com algumas empresas externas para fornecer opções disponíveis aos amantes dessa tecnologia. Ou seja, o Kinect entrou para o “ecossistema” de parceiros da Microsoft. 

Os kits do Azure Kinect estarão disponíveis para compra até o final de outubro ou “até o término dos estoques”, disse Swati Mehta, da Microsoft, em um post no site da empresa. Aos que já utilizam o kit, o uso continuará “sem interrupções”. 

“À medida que as necessidades dos nossos clientes e parceiros evoluem, atualizamos regularmente os nossos produtos para melhor apoiá-los”, escreveu Mehta. “De tempos em tempos, isso inclui a introdução de novas oportunidades, bem como a retirada de produtos. Tomamos a decisão de encerrar a produção do Azure Kinect Developer Kit, mas isso está longe de ser o fim dessa tecnologia, pois ela continuará disponível por meio de nosso ecossistema de parceiros.” Uma sugestão alternativa de Mehta é o Femto Bolt da Orbbec, que usa o módulo de câmera de profundidade encontrado no Azure Kinect Developer Kit. 

O primeiro Kinect foi lançado em 2010, com o Xbox 360. Originalmente, uma versão mais recente deveria ser um requisito para usar o Xbox One, mas a Microsoft mudou essa política antes do lançamento do console. Poucos meses depois do lançamento, a Microsoft anunciou um Xbox One que não vinha com o Kinect. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores