Olimpíada de Língua Portuguesa abre inscrições

Intenção é estimular a leitura e a escrita de alunos da educação básica

por Nathan Santos sex, 16/03/2012 - 14:47
Divulgação Estudantes irão trabalhar textos de quatro gêneros literários Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que na próxima segunda-feira (19) estarão disponíveis as inscrições para a terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Os candidatos podem fazer o cadastro até o dia 25 de maio. Estimular a leitura e o desenvolvimento da escrita entre os alunos da educação básica pública são alguns dos objetivos da competição educativa.



De acordo com o MEC, na olimpíada, alunos de escolas públicas da educação básica e seus professores de língua portuguesa irão trabalhar textos de quatro gêneros literários. Todos os textos abordarão o tema “O lugar onde vivo”.  Ainda dentro das atividades do evento, estudantes do quinto e sexto ano do Ensino Fundamental desenvolverão a poesia. Os alunos do sétimo e oitavo ano irão trabalhar textos no gênero memória e os integrantes do nono ano do fundamental e primeira série do ensino médio atuarão com a crônica. Já os alunos da segunda e terceira séries do ensino médio vão desenvolver o artigo de opinião.



Os interessados deverão se inscrever através do endereço eletrônico da comunidade virtual da olimpíada, que estará disponível apenas na segunda-feira. Em relação ao processo, ele possui duas etapas. A primeira é a adesão das secretarias de educação dos 26 estados e do Distrito Federal, além dos 5.565 municípios. A segunda é à respeito da inscrição da escola.



Processo seletivo

Segundo o MEC, os textos dos alunos serão selecionados nas escolas, em seguida, nos municípios, estados e na região, e por último, em âmbito nacional. A premiação para o aluno e o professor constará de medalhas, obras literárias, microcomputadores, aparelhos de som portáteis, entre outros.



Segundo o MEC, em 2010, na segunda edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, sete milhões de estudantes participaram do evento, vindos de mais de 60 mil escolas públicas. Na mesma edição, 239 mil professores também atuaram no evento.

COMENTÁRIOS dos leitores