Hanseníase e Direitos Humanos são tema de debate no Recife

Seminário vem com a proposta de esclarecer profissionais e sociedade sobre a cura da doença

por Arytânia Correia dom, 14/10/2012 - 15:22

Um Seminário sobre Hanseníase e Direitos Humanos será realizado no Recife, na próxima quinta-feira (18), com o objetivo de ampliar o debate e conscientizar estudantes, profissionais e sociedade sobre a doença, que tem cura. A iniciativa é do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), uma organização voltada para erradicar a enfermidade.

Para o presidente da Morhan de Pernambuco, Gildo Bernard, a falta de informação é um dos maiores problemas para os doentes e os familiares. “A hanseníase é uma doença preconceituosa. Quem atua na área da saúde precisa estar melhor informado para poder ajudar as pessoas”, disse. Ainda segundo ele, muitas pessoas desconhecem seus direitos e perdem benefícios como a previdência social.

As ações começam na quarta-feira (17), com a realização de quatro mini-cursos das 8h às 17h, que acontecerá no prédio da Universidade de Pernambuco (UPE), no bairro de Santo Amaro. Na quinta-feira (18), a Faculdade Joaquim Nabuco sediará o Seminário Hanseníase e Direitos Humanos. As discussões começaram às 8h e abordarão ações preventivas, diagnóstico e tratamento.

Quem quiser participar deverá fazer inscrição na Associação Brasileira de Enfermagem (ABEM), que fica na Rua São Francisco, 84, Paissandu, área central do Recife. O investimento é de R$ 15 para estudantes e R$ 20 para profissionais. O valor será totalmente revertido para a Morhan continuar os trabalhos de conscientização.

COMENTÁRIOS dos leitores