Presos fazem provas do Enem

Mais de 26 mil pessoas privadas de liberdade participam do exame

por Nathan Santos qua, 05/12/2012 - 12:04
Marionaldo Junior/LeiaJáImagens Provas ocorrem em 431 cidades, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal Marionaldo Junior/LeiaJáImagens

Nesta terça-feira (4) e quarta-feira (5), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em estabelecimentos prisionais e unidades socioeducativas. No total, 26.665 candidatos privados de liberdade participam do exame, em que desse número, 20.687 são homens.



De acordo com o Inep, as provas ocorrem em 431 cidades, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. No primeiro dia, os candidatos fizeram provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Hoje, os socioeducandos realizarão provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias, além da redação. Por causa da dissertação, o exame será iniciado às 13h e finalizado às 18h30, também de acordo com o horário de Brasília.



O Enem para pessoas sem liberdade é realizado em dias diferentes do exame tradicional porque, em dias úteis, há menos movimentação nas unidades prisionais, uma vez que nos finais de semana são realizadas as visitas. Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), divulgadas pela Agência Brasil, 11.652 “feras” têm idade de 21 a 30 anos, e 9.435 candidatos são maiores que 30 anos. Além disso, 2.457 inscritos têm de 17 a 20 anos, e 121 têm idade igual ou inferior a 16 anos. Segundo a agência, do número total de inscritos, 17.945 buscam a certificação do ensino médio.



O processo seletivo está sendo realizado nos estabelecimentos prisionais ou sicioeducativos. Cada local tem o apoio do seu coordenador pedagógico, que é o responsável pelas inscrições dos detentos e também acompanha todo o exame. O mesmo coordenador tem a responsabilidade de acessar os resultados, pedir a certificação ou a participação do inscrito no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ele também deve providenciar, se houver necessidade, atendimento especial para os candidatos portadores de necessidades especiais.



Segundo o Inep, os gabaritos das provas objetivas serão divulgados até o dia 10 deste mês. Eles poderão ser consultados através da internet.

Com informações da Agência Brasil.

COMENTÁRIOS dos leitores