Chega ao fim segunda fase do vestibular da UFPE

Prova de geografia foi criticada por muitos "feras"

por Nathan Santos seg, 14/01/2013 - 13:01

Agora é só aguardar e ficar na torcida. Após quatro horas de provas, os “feras” finalizaram o segundo e o último dia do Vestibular 2013 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realizado na manhã desta segunda-feira (14). Os candidatos, dependendo do curso pretendido, responderam a questões das disciplinas específicas de história, geografia, química, física, língua estrangeira e geometria gráfica.



Na saída, quem via os estudantes sabia que muitos apresentavam confiança. Já outros, talvez por saberem que não se preparam o suficiente, demonstravam que não tiveram um bom desempenho na resolução das provas.



Na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), área central do Recife, vários candidatos destacaram a prova de geografia como difícil. É o caso de Alisson Bezerra, de 21 anos, que pela segunda vez tenta passar em direito. “Estava esperando uma prova de geografia mais fácil. A abordagem foi muito pesada”, criticou. De acordo com o rapaz, a disciplina de história não apresentou tantas dificuldades. “Deu para resolver com tranquilidade. A prova trouxe muitos assuntos atuais, como a importância de Lula e os dos negros”, destacou.



Segundo Gabriela Parisi, 17, geografia realmente apresentou um nível difícil. “Nivelou os candidatos por cima. Foram trabalhados assuntos como solo, nuvem e mar”, completou a jovem. Gabriela afirma está confiante na aprovação. “Tanto nas provas e ontem quanto nas de hoje eu acredito que me dei bem. Tenho boas chances de aprovação”, falou.



Para Amanda Costa, de 18 anos, outra candidata ao curso de direito, a composição visual da prova de geografia a complicou. “Estava horrível. Havia mapas que nem dava para visualizar”, criticou.



No domingo (13), primeiro dia da segunda fase, todos os estudantes responderam a prova de português I, e, dependendo da graduação pretendida, resolveram quesitos de português II, literatura, teoria musical, biologia e matemática. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 serviu como primeira fase para a seleção.



Os “feras” concorrem a 6.501 vagas, em que dessas, 5.418 são para livre concorrência e 1.083 para o sistema de cotas.  Para este ano, a instituição de ensino pernambucana está oferecendo 86 cursos, sendo 81 no Campus Recife, nove no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru, e seis no Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão (CAV). A graduação de medicina, em Recife, pela quarta vez consecutiva, é o mais concorrido, seguido por engenharia civil (Caruaru) e direito (Recife).

Além da capital pernambucana, os concorrentes realizaram as provas nas cidades de Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Vitória, Ipojuca, Jaboatão, Olinda e Igarassu. Segundo a universidade, as cidades com maior concentração de candidatos são Recife, Caruaru e Olinda, respectivamente. Do número total de inscritos, 24.058 “feras” fazem parte do grupo da livre concorrência e 18.035 são cotistas.



Datas



No dia 31 deste mês, através do site da Comissão do Vestibular (Covest), será feita a divulgação do edital de convocação com a data, o local e o horário para que os candidatos habilitados a concorrer pelo sistema de cotas apresentem os documentos comprobatórios. O Edital de Matrícula Acadêmica será divulgado até o dia 13 do próximo mês, no mesmo endereço virtual. Os resultados serão divulgados até o dia 28 de fevereiro.



Ao vivo - Logo mais, às 17h desta segunda-feira, o Portal LeiaJá transmite ao vivo um programa com professores do BJ Colégio e Curso, do Recife, comentando os quesitos. Não perca nossa cobertura do Vestibular 2013 da UFPE e confira todas as informações do processo seletivo.







COMENTÁRIOS dos leitores