UFPE ganha laboratório de saúde bucal
Prédio integra a estratégia do Ministério da Saúde para qualificar a Política Nacional de Saúde Bucal.
Na manhã desta sexta-feira (6) será inaugurado o Núcleo de Integração Ensino Serviço (Nies), localizado nas dependências do curso de odontologia do Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O espaço vai abrigar o Laboratório de Gestão de Informação e Informática em Saúde Bucal, que integra a estratégia do Ministério da Saúde para qualificar a Política Nacional de Saúde Bucal.
De acordo com a instituição de ensino pernambucana, o laboratório terá um ambiente propício para o processamento e análise de dados de saúde bucal; teleconferência; desenvolvimento e validação de software para este tipo de pesquisa; como também dará suporte ao Programa de Melhoria da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (PMAq_CEO) para todo o Brasil. O espaço, além de servir para a formação dos estudantes de graduação em prol das novas expectativas das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS), também realizará diversas ações, como por exemplo assistência a estados e cidades da Região Nordeste, por meio de atividades de saúde bucal.
A UFPE, por opção do Ministério da Saúde, liderará um grupo de universidades que participarão das ações do laboratório. Entre as instituições estão a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Estadual de Maringá (UEM). O investimento na iniciativa por parte do Ministério é uma valor em torno de R$ 3 milhões.
As atividades de inauguração começarão às 8h30. O Campus Recife fica na Avenida Professor Moraes Rego, 1235, no bairro da Cidade Universitária, na Zona Oeste da cidade.
Qualificação – Dentro do contexto da Política Nacional de Saúde Bucal, será realizada a capacitação de Gestão da Política Nacional de Saúde. Ao todo, 120 gestores participarão, oriundos mais de 180 cidades pernambucanas.