Professora recifense ganha prêmio Professores do Brasil

Kátia Barros desenvolveu um trabalho de inclusão com alunos que têm síndrome de Down

por Nathan Santos ter, 10/09/2013 - 13:43
Ivanildo Francisco/PCR Por meio de jogos e atividades, o trabalho estimulou as habilidades dos alunos, como a escrita e as artes visuais Ivanildo Francisco/PCR

A professora da rede municipal de ensino do Recife, Kátia Barros, ganhou destaque nacional ao vencer, recentemente, o prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação (MEC). A educadora leciona na Escola Municipal Manoel Torres, localizada no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da cidade, e é responsável por um trabalho de inclusão de estudantes com síndrome de Down, na categoria Alfabetização nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Kátia concorreu com mais de 2,6 mil trabalhos de educadores de todo o Brasil. Denominado “Alfabetizando e promovendo a inclusão da pessoa com síndrome de Down”, o projeto foi criado a partir de uma experiência pessoal da professora. Sua filha, Laura Barros, de 9 anos, também tem síndrome de Down e passou por muitas dificuldades em escolas privadas. A professora matriculou a menina na escola municipal e deu início ao projeto.

“Como mãe e educadora, me sinto honrada em ter ganhado o prêmio e poder ver que o trabalho ajuda no crescimento de Laura e dos demais alunos. Estou feliz em vê-los alfabetizados”, declara Kátia, conforme informações da Prefeitura do Recife. Por meio de jogos e atividades, o projeto estimulou as habilidades dos alunos, como a escrita e as artes visuais.

O Prêmio Professores do Brasil está em sua sexta edição. Os projetos escolhidos são premiados com o valor de R$ 7 mil, com o objetivo de incentivar a continuidade dos trabalhos dos educadores. A ideia é reconhecer trabalhos que busquem melhoria na qualidade de educação básica, possibilitando a troca de experiências pedagógicas.

COMENTÁRIOS dos leitores