Prazo para se candidatar para bolsas nos EUA é prorrogado

Entidade responsável ampliou o período de inscrições. Anteriormente, a data-limite era dia 30 de setembro e, agora, é 20 de outubro

por Wagner Cesário ter, 01/10/2013 - 12:52
Divulgação

Foram prorrogadas, até o dia 20 de outubro, as inscrições para estudantes brasileiros interessados em fazer doutorado em universidades americanas pelo programa Ciência sem Fronteiras. Serão disponibilizadas 500 bolsas integrais para doutorado pleno. Os cursos começam no início de 2014 e as inscrições devem ser feitas pelo email laspau-brasil-csf@harvard.edu.

Para participar do processo seletivo, é necessário ser brasileiro ou residente no Brasil; ter proficiência no idioma inglês; possuir, no mínimo, o diploma de bacharelado e demonstrar um compromisso acadêmico ou profissional nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Diferentemente do Brasil, nos Estados Unidos não é necessário fazer mestrado para ingressar no doutorado. Porém, é preciso cumprir uma série de requisitos, entre eles ter testes de inglês, na área de conhecimento a ser pesquisada e cartas de recomendação de professores. Os candidatos não precisam obter a carta de aceite da universidade, durante a inscrição da bolsa, pois a entidade fará todo o processo junto às universidades norte-americanas. 

A Laspau é uma organização sem fins lucrativos afiliada à Harvard University que administra as bolsas de estudo de doutorado pleno nos Estados Unidos para o Programa Ciência sem Fronteiras. Atua com a Agência Federal de Apoio e Avaliação da Educação Superior (CAPES) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para facilitar o processo de candidatura e de admissão de estudantes e profissionais brasileiros em universidades de ponta naquele país.

A meta do programa Ciência sem Fronteiras para doutorado nos Estados Unidos é disponibilizar pelo menos 1.500 bolsas integrais entre 2013 e 2015, sendo no mínimo 500 bolsas de estudo disponíveis para este ano. Para apoiar os interessados nas bolsas, a Laspau também oferece uma série de conversas online ao vivo pelo site.

COMENTÁRIOS dos leitores