Brasil agora integra conselho do Pisa

Principal objetivo do programa é ajudar os países e analisar como seus sistemas de ensino se comparam em âmbito global

por Nathan Santos seg, 21/10/2013 - 20:22
João Neto/MEC Participaram da assinatura da associação o ministro da educação, Aloizio Mercadante, e o secretário geral da OCDE, Angel Gurría João Neto/MEC

Nesta segunda-feira (21), em Brasília, o Brasil se tornou o primeiro país não membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a integrar o conselho diretor do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Participaram da assinatura da associação o ministro da educação, Aloizio Mercadante, e o secretário geral da OCDE, Angel Gurría.

O Pisa foi acordado pela primeira vez no ano de 2000. Trata-se de uma avaliação que aborda provas escritas de leitura, matemática e ciências. Além disso, parte dos estudantes responde a testes eletrônicos de leitura e resolução de problemas matemáticos. Segundo boletim da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (Ocde), no período de 2000 a 2009, o Brasil ficou entre as três nações que mais evoluíram no programa.

O principal objetivo do Pisa é ajudar os países e analisar como seus sistemas de ensino se comparam em âmbito global, no que diz respeito a critérios de qualidade, eficiência e equidade. “O Brasil vem usando os resultados do Pisa para ajudar a orientar reformas destinadas a melhorar as escolas do país, com resultados excelentes até agora”, falou Gurría, conforme informações do Ministério da Educação (MEC).

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores