Alagoas obteve o pior resultado no Pisa 2012

Brasil ocupa a posição 58 no ranking que avaliou o desempenho de estudantes de 65 países

por Tágore Cavalcante ter, 03/12/2013 - 14:15

De todos os 27 estados brasileiros, além do Distrito Federal, Alagoas teve o pior desempenho no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês). Os dados, que foram divulgados mundialmente nesta terça-feira (3), pertencem a um estudo que faz o balanço em 65 países que participam da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Ainda de acordo com os dados do Pisa, Alagoas não somente teve o pior desempenho nacional como também o mundial. Nas três áreas analisadas, “matemática”, “ciências” e “leitura”, os alunos alagoanos obtiveram, respectivamente, 342, 346 e 355 pontos. Todos bem abaixo da média nacional, que é de 391 pontos.

O Pisa testa conhecimentos e habilidades em alunos de 15 anos completos em todos os países membros da OCDE, mais os convidados - como Brasil, México, Argentina e Chile, entre outros. A partir da análise do resultado das provas, a instituição cria um panorama da educação mundial. 

No geral, os estudantes brasileiros também não se saíram muito bem na prova. O país ocupa a posição de número 58 em uma lista de 65 nações. Comparando com a América Latina, o desempenho do Brasil está abaixo do Chile, México, Uruguai e da Costa Rica. 

O resultado deixa a desejar, mas ainda há esperança. Dez estados brasileiros alcançaram notas acima da média nacional, todos localizados nas regiões Sul e Sudeste. Apenas o primeiro lugar é uma exceção: o Distrito Federal, que já foi campeão do Pisa 2006, agora obteve 439 pontos na média das três áreas avaliadas. 

COMENTÁRIOS dos leitores