Salários sobem mais nos pequenos negócios, diz estudo

Aumento foi de 33% entre 2002 e 2012, superando um reajuste de 22% praticado pelos médios e grandes empreendimentos

por Nathan Santos qua, 19/03/2014 - 09:50

Os pequenos negócios tiveram um aumento real nos salários pagos, em comparação com as médias e grandes empresas. A informação é de um estudo concluído recentemente pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em trabalho conjunto com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

De acordo com o levantamento, o aumento foi de 33% entre 2002 e 2012, superando um reajuste de 22% praticado no mesmo período pelos médios e grandes empreendimentos. Segundo o Sebrae, a diferença salarial entre os empregados de pequenos negócios – aqueles que faturam até R$ 3,6 milhões anualmente – e companhias de maior porte caiu para o menor nível desde o começo da pesquisa, em 1999.

“Um trabalhador de micro ou pequena empresa ganha 38% menos que o funcionário de uma média ou grande companhia. Embora ainda significativa, a diferença salarial era de 44% e vem caindo ano a ano”, frisa o presidente do Sebrae, Luiz Barreto, conforme informações da instituição.

No contexto dos setores, o salário real médio do comércio registrou um aumento de 37%. O resultado superou os segmentos da construção civil (35%), indústria (32%) e serviços (28%).

Ainda segundo o estudo, a quantidade de vagas formais nos pequenos negócios teve um crescimento de 70% entre os anos de 2002 e 2012. Isso quer dizer que o resultado passou de 9,5 milhões de postos de trabalho para 16,2 milhões. De acordo com o Sebrae, os pequenos negócios são responsáveis por mais da metade do total de empregos gerados no Brasil.

   

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores