Matrícula das escolas municipais começa nesta segunda (24)

Prefeitura do Recife está oferecendo mais de 21 mil vagas para alunos novatos. Há turmas da educação infantil, ensino fundamental I e II, além da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA)

por Nathan Santos dom, 23/11/2014 - 08:05
Hivor Danierbe/LeiaJáImagens/Arquivo Para 2015, a previsão é que mais de 91 mil alunos se matriculem nas escolas municipais Hivor Danierbe/LeiaJáImagens/Arquivo

O período de reserva de matrículas para novos alunos que almejam estudar nas escolas, creches e creches-escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife inicia nesta segunda-feira (24). Estão sendo oferecidas 22.468 vagas para o ano letivo de 2015, em turmas da educação infantil, ensino fundamental I e II, além da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA).

Segundo a Secretaria de Educação, a reserva deve ser feita, a partir das 8h, primeiramente, por meio do site da Prefeitura do Recife, até o dia 5 de dezembro. Quando for realizada a confirmação da escolha escolhida na página eletrônica, automaticamente a reserva será feita no sistema online, mas, é preciso que o responsável pelo estudante compareça à unidade escolhida para a confirmação da matrícula. Esse procedimento precisa ser feito de 9 a 17 de dezembro.

Ainda de acordo com a Secretaria, no momento da reserva pela internet, o estudante poderá informar a série que pretende cursar e assim serão dadas opções de escolas mais próximas que possuem vagas. Também será possível filtrar as opções para que sejam exibidas apenas as unidades em um determinado bairro. O órgão garante que, quanto mais rápida for a reserva online, o aluno terá mais chances de garantir vaga na escola almejada.

Após a conclusão da reserva, o estudante terá que imprimir um comprovante e levar o documento à escola no ato da efetivação da matrícula. Aqueles que não possuem impressora poderão salvar o número do protocolo gerado ao final da reserva, para que eles possam ter acesso ao comprovante em outro momento.

Confirmação da matrícula

No período de 9 a 17 de dezembro, quando os responsáveis e estudantes irão confirmar as matrículas nas escolas, será necessário apresentar o comprovante de matrícula online, bem como original e cópia da certidão de nascimento ou RG, carteira de vacinação, cópia do cartão do SUS, cópia do comprovante de residência, documento de transferência da escola de origem e duas fotos recentes no formato 3X4.

"Se a pessoa fez a reserva com sucesso no site é porque a vaga existe; ninguém vai tirá-la do aluno. O estudante só perde a vaga se a matrícula não for confirmada presencialmente no período determinado. Na internet, só é feita a reserva da matrícula. A vaga só é garantida depois da apresentação dos documentos na escola. Quem não fizer isso perde a vaga", destaca o secretário de Educação, Jorge Vieira, conforme informações da assessoria de imprensa.

De acordo com a Prefeitura do Recife, dos cerca de 90 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino, mais de 68 mil tiveram a matrícula renovada de forma automática no mês passado. Assim, eles ficam isentos de se matricularem pela internet. Para 2015, a previsão é que mais de 91 mil alunos se matriculem nas escolas municipais, que somam 306 unidades. Em 2014, a Prefeitura ofereceu 21.381 vagas,

Fique atento – As pessoas que sentirem dificuldade de acesso a computador ou internet poderão se dirigir a uma das 36 escolas municipais de ensino fundamental II ou a uma das 18 Unidades de Tecnologia na Educação (Utecs). Os endereços podem ser encontrados no site da Prefeitura ou o público pode ligar para o telefone 0800-200-6565, todos os dias de matrícula, no horário das 8h às 17h. Também é possível enviar uma mensagem para o e-mail matriculaonline@recife.pe.gov.br .

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores