Área de enfermagem tem mais técnicos do que enfermeiros

É o que constatou a pesquisa "Perfil da Enfermagem no Brasil", realizada pela Fiocruz. Em Pernambuco, grande maioria de trabalhadores é de mulheres

por Nathan Santos qui, 09/07/2015 - 17:04
Divulgação Ao todo, 1,8 milhão de pessoas foram entrevistadas Divulgação

A Pesquisa “Perfil da Enfermagem no Brasil” mostrou que o quadro de trabalhadores é composto por 80% de técnicos e auxiliares e 20% de enfermeiros. O estudo, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), também apontou que 66% dos entrevistados apresentam desgaste profissional, bem como a grande concentração (50%) de profissionais está no Sudeste brasileiro. Ao todo, 1,8 milhão de pessoas foram entrevistadas.

De acordo com a pesquisa, considerando o estado de Pernambuco, 70 mil profissionais foram entrevistados. O quadro pernambucano de trabalhadores é composto por 77,8% de técnicos e auxiliares e 22,2% de enfermeiros. A grande maioria dos profissionais, mais de 70%, atua no setor público.

Já o setor privado possui 17% dos profissionais, mesmo percentual pertencente às unidades filantrópicas. Pouco mais de 8% dos trabalhadores estão concentrados nas atividades de ensino. Sobre desgaste profissional, do total de trabalhadores em Pernambuco, quase 69% afirmam passar pelo problema.

Ainda segundo a pesquisa da Fiocruz, levando em consideração a renda mensal de todos os empregos e atividades que a equipe de enfermagem possui em Pernambuco, 2,5% dos profissionais recebem menos de um salário mínimo por mês. Quase 30% dos entrevistados pernambucanos declararam ter renda mensal de até R$ 1 mil, que, de acordo com a Fiocruz, representa condição de subsalário. 

Mulheres e homens - Em Pernambuco, de acordo com a pesquisa, a maioria dos profissionais de enfermagem é de mulheres: 86,8%. Porém, considerando os 12,7% dos homens que atuam na área, o estudo concluiu que a enfermagem está firmando uma tendência para o sexo masculino.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o segmento de saúde é formado por 3,5 milhões de trabalhadores, em que desses, metade atuam com enfermagem. A pesquisa sobre o Perfil da Enfermagem foi realizada em 50% das cidades brasileiras, em todos os estados do País. “Traçamos o perfil da grande maioria dos trabalhadores que atuam do campo da saúde. Trata-se de uma categoria presente em todos os municípios, fortemente inserida no SUS e com atuação nos setores público, privado, filantrópico e de ensino. Isso demonstra a dimensão da pesquisa, que não contempla apenas os que estão na ativa, mas a corporação como um todo”, comenta a coordenadora-geral do estudo e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Maria Helena Machado, conforme informações da assessoria de imprensa.

 

COMENTÁRIOS dos leitores