Assessora de Rael e Emicida faz palestra na UNG

Na noite desta segunda (22) a jornalista Marina Yakabe do selo Laboratório Fantasma esteve na universidade falando dos desafios da profissão

LeiaJa / Wagner Silvapor Wagner Silva ter, 23/08/2016 - 14:24
A jornalista Marina Yakabe falou sobre sua experência profissional Foto: Wagner Silva A jornalista Marina Yakabe falou sobre sua experência profissional

Começa essa semana na Universidade Guarulhos a VI Jornada de Comunicação, promovida pela coordenação do curso de comunicação social da instituição. E como parte dos eventos que abrem a Semana de Comunicação, a jornalista Marina Santa Clara Yakabe, assessora de imprensa do Laboratório Fantasma, selo que cuida da divulgação dos artistas Rael, Emicida e, mais recentemente, Evandro Fióti. Linha de frente dos assuntos de comunicação desses artistas, a jornalista dividiu experiências profissionais anteriores e contou como chegou à assessoria de imprensa de forma quase inesperada.

Marina Yakabe iniciou como estagiária do Jornal Agora em São Paulo e passou por diversas editorias, entre elas a de cultura, com a qual se identificou e se manteve por algum tempo. Após esse período, a jornalista migrou para o portal R7, onde voltou a “caminhar” por diversas editorias até ser convidada para integrar a equipe de comunicação da gravadora Laboratório Fantasma, que atua como selo e produtora independente. A profissional falou também sobre a convergência dos meios e a importância das redes sociais, que hoje tomaram o papel que a imprensa tradicional tinha de divulgação do trabalho dos artistas e dos desafios de lidar diretamente com o público.

A assessora debateu com as mais de cem pessoas presentes o papel que desempenha, agora pelo outro lado, de lidar com os veículos. “No meu dia a dia, eu faço o trabalho de divulgação com os três maiores impressos e eles se norteiam, me dizem o que querem fazer e entramos em consenso, essa é a matemática que eu uso para trabalhar com os meios tradicionais. Depois disso a equipe de redes sociais faz a parte dela para atingirmos nosso objetivo, porque o marketing e a equipe de branded content também tem a parcela deles”. Ela também destacou o trabalho dos blogs de música que por conta da influência que exercem, também tem vital importância na divulgação de um artista.

COMENTÁRIOS dos leitores