Ex-assessor do Palmeiras e do Corinthians palestra na UNG

Guilherme Prado falou aos estudantes de Jornalismo sobre o atual mercado da informação

LeiaJa/ Wagner Silvapor Wagner Silva qua, 24/08/2016 - 15:12
Foto: Wagner Silva O jornalista Guilherme Prado durante palestra na UNG Foto: Wagner Silva

O palestrante desta terça-feira (24), primeiro dia oficial da Jornada de Comunicação da Universidade Guarulhos (UNG), foi o jornalista Guilherme Prado. Com passagens pela assessoria de imprensa dos clubes São Caetano, Palmeiras e Corinthians, de profissionais como o ex-jogador Ronaldo, Mano Menezes, Dorival Júnior e empresas como Nike e Gatorade, Prado falou sobre o atual mercado da informação e das possibilidades geradas pela mudança no foco das grandes corporações na busca pela audiência e consequentemente venda de seus produtos, sejam físicos, como no caso das marcas, ou de valores, como a reputação de um jogador ou de uma empresa.

“A imprensa tradicional está empregando menos profissionais, ao passo que a internet, os veículos que possuem a abordagem online, e até mesmo os profissionais que trabalham sozinhos e produzem conteúdo exclusivamente para esses canais têm melhores chances de destaque no mercado”, enfatizou Prado. O assessor lembrou que diversas empresas tradicionais de comunicação estão “enxugando” suas equipes para poder manter um negócio rentável. “Pouca gente hoje lê jornal, mas todos consomem informação; e essa gente que consome informação hoje, consome muito mais que na época que o impresso tinha exclusividade”, explicou Guilherme.

Segundo o assessor e empresário, os futuros profissionais devem estar atentos a essa mudança do mercado e começar a produzir conteúdo conforme a área de interesse. Num futuro próximo, com uma transformação quase que definida dos meios de comunicação, talvez os jornalistas, repórteres, fotógrafos e demais pessoas ligadas a comunicação não tenham mais os empregos formais de décadas atrás. “Para estar bem preparado é preciso saber um mínimo de web. Saber se virar na rede é primordial e, depois, se aprofundar em um assunto do seu interesse e fazer com que ele seja atraente para o público que você pretende alcançar”, conclui.

COMENTÁRIOS dos leitores