Professores da UFPE deflagram greve

Categoria protesta contra a PEC do Teto e teme cortes de recursos financeiros para a educação. Greve é por tempo indeterminado

por Nathan Santos qui, 10/11/2016 - 14:04
Nathan Santos/LeiaJáImagens Professores votaram pelo início da greve Nathan Santos/LeiaJáImagens

Em protesto contra a PEC do Teto, professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) resolveram deflagrar greve. A decisão veio após uma assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (10), no Clube Universitário, Campus Recife da instituição de ensino. Depois de optarem pela paralisação, os docentes votaram novamente, decidindo que ela será por tempo indeterminado.

De acordo com a Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), a categoria, em sua grande parte, é contra o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Após a saída da petista, a formulação da PEC do Teto, que estabelece limites para gastos públicos, se tornou um ponto combatido pelos professores e por outros trabalhadores em todo o Brasil. Segundo os docentes, a PEC pode cortar investimentos na educação e prejudicar as atividades acadêmicas das universidades.

Foram contabilizados 367 votos a favor da greve, 347 contra e cinco abstenções. A greve começará na próxima terça-feira (15) e estão previstas novas assembleias que avaliarão os rumos da paralisação. Segundo o presidente da Adufepe, Augusto Barreto, alguns docentes não queriam a paralisação, mas, como a maioria venceu, a Associação dará o apoio necessário. 

“Nós, da Adufepe, encaminharemos tudo que os professores quiserem. Entretanto, muitos professores não queriam paralisar por questões relacionadas a forças políticas, mas a paralisação em si é uma tentativa de protagonizar uma greve geral. Em nossa concepção, será uma boa paralisação. Vamos amanhã conversar com o reitor para que ele se comprometa em não cortar os pontos dos técnicos e professores, e nem persiga os estudantes”, declarou Barreto. 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores