Estudantes promovem evento pelo Dia da Consciência Negra

Escola Avertano Rocha, de Icoaraci, é parceira da Universidade da Amazônia no projeto “Unama nas Escolas”

qui, 24/11/2016 - 09:02
Ascom/Unama Alunos da escola Avertano Rocha, de Icoaraci Ascom/Unama

A escola Avertano Rocha, localizada no distrito de Icoaraci, realizou na sexta-feira (18) uma variada programação de atividades em homenagem ao Dia da Consciência Negra.  Os alunos que compareceram à escola tiveram a oportunidade de participar de atividades de dança, maquiagem, grafitagem, cinema etc. 

De acordo com o diretor da escola Avertano Rocha, Adaelson Santos, a Universidade da Amazônia colaborou de forma significativa nas diversas atividades do colégio. “A Unama surge como parceira muito importante. Nós tivemos o primeiro contato no primeiro semestre;  a Unama veio para dentro da escola contribuindo para o desenvolvimento de algumas oficinas voltadas para a formação docente e experiência de aprendizagem dos nossos alunos”, disse o professor, ressaltando que, entre as atividades mais importantes, as oficinas e feiras vocacionais foram as principais.

O professor Odmar Melo destaca os efeitos positivos que os projetos pedagógicos e a sala de aula causam nos alunos. “Despertam nos nossos alunos o senso crítico, protagonismo juvenil, interesse pela escola, o gostar de aprender. E, a partir disso, eles começam a se enquadrar num perfil de interesse maior na escola”, afirma o professor, que garante: “Eles (estudantes), a família e a escola ganham. É um ganho geral”.

Aluna do primeiro ano da Avertano Rocha, Adria Sousa reforça a importância da conscientização do assunto. “O negro não é só o escravo, como era visto antigamente. E sim, são pessoas, humanos que podem ser valorizadas”, conclui. 

Agora a Escola Avertano Rocha inicia a contagem regressiva para a abertura dos jogos internos, previstos para começarem no dia 2 de dezembro. A expectativa é de que mais de cinco mil alunos estejam presentes no evento. 

Por Mateus Miranda.

COMENTÁRIOS dos leitores