Abertura de portões tranquila do primeiro dia do Enem

Não houve grandes transtornos em pontos de prova no Recife. Imprensa não está tendo acesso permitido aos locais de prova

por Giorgia Wolf sab, 03/12/2016 - 13:15
Chico Peixoto/LeiaJáImagens Entrada dos candidatos para a prova do Enem na Faculdade IBGM, no bairro da Boa Vista Chico Peixoto/LeiaJáImagens

A segunda aplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está sendo realizado neste sábado (4) e os portões fecharam às 12h - 13h horário de Brasília. Dentre os locais de prova no Recife estão a Faculdade Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing (IBGM), a Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire) e o Colégio São José, localizados no bairro da Boa Vista.

Na Faculdade IBGM, o movimento foi intenso e pacífico na abertura dos portões para a entrada dos candidatos. Um cordão de isolamento com cinco coordenadores foi realizado para a supervisão. Não foi permitido o acesso da imprensa ao local de realização das provas.

João Carlos Guimarães terminou o ensino médio no ano passado e não se sentiu tão prejudicado pela mudança das datas da prova. "Esse um mês a mais de estudo é muito bom. É claro que na hora que você tem a notícia do adiantamento, foi um choque. Eles avisaram três dias antes", disse o estudante ao Portal LeiaJá. Quanto às ocupações e o movimento estudantil contra a PEC dos Gastos, ele diz que essa situação é complicada. "A estrutura do país está ruim, e isso acaba prejudicando várias partes, inclusive as sociais", finaliza o candidato de engenharia.

Para a mãe do candidato, Eliane Gouveia, a entrada foi tranquila. Ela também acompanhou a filha. "Foi calmo. Minha filha estava preocupada, mas ela disse que estava mais tranquila para fazer a prova, Graças a Deus. Minha filha estudou, e o mais esperado é a redação", finaliza a mãe dos dois vestibulandos.

Foram contabilizados em média, 800 candidatos presentes na instituição. Um grupo de jovens, denominado Inter Jovem, estava distribuindo água para os Feras. Formado por jovens "que anseiam o avivamento de Deus nessa geração", o grupo possui programações especiais e apoio ao Ministério Jovem da Igreja Batista do Jardim São Paulo (IBJSP). "Sejpre estamos com o Enem distribuindo água para os candidatos, rezando por eles e esperando as boas notícias", disse uma das integrantes do movimento.

COMENTÁRIOS dos leitores