Concurso de redação da ONU premiará 60 estudantes

As inscrições seguem até o dia 16 de março, e os vencedores irão para Nova York e Boston nos Estados Unidos

por Giorgia Wolf ter, 14/02/2017 - 14:53
Divulgação/Estudar Fora Os estudantes devem estar matriculados em uma instituição de ensino, ter 18 anos ou mais Divulgação/Estudar Fora

Participar do Fórum Mundial da Juventude, e apresentar as ideias no Salão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, e participar da Conferência Mundial da Juventude da Northeastern University, em Boston pode ser a realização do sonho de muitos jovens. Com isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) abriu as inscrições para o concurso cultural 'Many Languages, One World - Muitas Línguas, Um Mundo - até o dia 16 de março. Serão selecionados 60 jovens para participar das atividades na ONU e na Northwestern University com tudo pago, em Nova York e Boston, nos Estados Unidos. Os interessados podem consultar o edital no site, e as regras também estão disponíveis.

Os estudantes devem estar matriculados em uma instituição de ensino, ter 18 anos ou mais, e possuir um professor da universidade para preencher o atestado confirmando a matrícula na instituição. Após o envio do formulário, o estudante poderá enviar a redação.

"O Papel da Habilidade multilíngue na cidadania global e entendimento cultural"

Tendo este como tema principal, o participante deverá escrever uma redação de até 2.000 palavras em um dos seis idiomas oficiais da entidade - inglês, espanhol, árabe, russo, chinês ou francês -. 

Este ano serão escolhidos 10 vencedores em cada idioma, totalizando 60 vencedores. A viagem será no dia 15 e 26 de julho. De acordo com Leonardo Alves, um dos brasileiros vencedores em 2016, “é interessante que o candidato escreva sobre aquilo que ele realmente vivencia e tem afinidade”, e destaca, “há quem relacione a habilidade multilíngue com feminismo, com questões migratórias e refugiados, com meio ambiente”, disse, com informações do Partiu Intercâmbio.

Fórum Mundial da Juventude

Os estudantes irão criar planos de ação abordando temas selecionados. Estes participantes estrangeiros também terão a oportunidade de interagir com acadêmicos internacionais e fazer um tour em Boston e Nova York. Todas as despesas com a viagem serão pagas pela comissão organizadora. Em 2015, cinco brasileiros foram selecionados. 

COMENTÁRIOS dos leitores