Enem 2017 terá vídeos traduzidos em Libras

Material vai ajudar estudantes com deficiência auditiva, que farão a prova em salas adaptadas

por Sarah Abrão qui, 04/05/2017 - 16:05

Na edição do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) deste ano, estudantes com alguma deficiência auditiva que já contavam com tradutores especializados em Língua Brasileira de Sinais (Libras), terão agora vídeos explicativos traduzidos em Libras para orientações durante a prova.

Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas desses participantes são realizadas em salas adaptadas e separadas dos demais candidatos. Os intérpretes esclarecerão dúvidas que não interfiram nas respostas às questões, além de traduzir informações gerais sobre a aplicação transmitidas pelos monitores de sala.

No caso de surdos e cegos são oferecidos guia-intérprete, prova ampliada, superampliada, em braille, tradutor-intérprete de libras, leitura labial, ledor, transcritor e sala de fácil acesso.

Os candidatos com deficiências como surdez, cegueira, déficit de atenção, dislexia e discalculia (desordem neurológica que dificulta a compreensão e manipulação de números) ou alguma outra condição especial poderão solicitar tempo adicional, porém esse requerimento deve ser feito no ato da inscrição, com apresentação de laudo comprobatório.

O Enem 2017 ocorre em dois domingos consecutivos, dias 5 e 12 de novembro, e as inscrições estarão abertas até o dia 19 de maio. 

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores