Crise pode aumentar a procura por Ensino a Distância

Uma pesquisa mostra que em 2023 a modalidade corresponderá a 51% do mercado

dom, 16/07/2017 - 16:57

A crise econômica que já dura desde meados de 2014, vem transformando os hábitos de consumo do brasileiro em diversos aspectos. No âmbito da educação não é diferente, a busca por capacitação está acelerada devido à demanda e alta competitividade no mercado. Porém, com o orçamento mais apertado, o consumidor tem buscado alternativas de qualificação que melhor se adaptam a essa nova realidade.

Dentro deste cenário, modalidades como o Ensino à Distância têm crescido tanto em oferta como em procura, pois figuram como oportunidade de aperfeiçoamento profissional que cabe no bolso de quem deseja investir, mas dispõe de recursos limitados.

De acordo com o último Censo da Educação Superior, divulgado em 2013, as matrículas de bacharelado, licenciatura e cursos superiores tecnológicos à distância já totalizavam mais de um milhão. Um estudo realizado pela Sagah - empresa desenvolvedora de conteúdo e tecnologia para EAD - calcula que, em 2023, o ensino superior à distância será correspondente a 51% do mercado.

“A capacitação tornou-se imperativa, pois as empresas cada vez mais requerem profissionais mais completos”, é o que diz o Gestor de Recursos Humanos e Coordenador de Educação à Distância, da Faculdade Uninassau Aracaju, Fábio Moura.

Ainda de acordo com ele, o diploma de uma graduação, ou especialização à distância é visto com bons olhos, pois demonstra uma série de habilidades e competências que as organizações buscam em um candidato. “A modalidade permite ao aluno uma gestão de tempo flexível, o que requer dele organização para o estudo, também possibilita a autonomia na aprendizagem, pois, demanda mais comprometimento do aluno e permite maior desenvolvimento. Além disso, desenvolve a familiarização dele com as mais diversas tecnologias”.

Para a diretora da instituição Graziele Beiler, o ensino à distância tem a vantagem de ser tão abrangente, quanto o presencial. “Outra vantagem é que o diploma é o mesmo dos cursos presenciais e o estudante estará apto para concorrer a uma vaga na área de formação, prestar concursos públicos ou cursar pós-graduações e mestrado”.

Para os interessados, a Faculdade Uninassau Aracaju dispõe de 16 cursos de graduação nas áreas de Gestão, Negócios, Saúde, Licenciatura, Ciências Aeronáuticas, entre outras. As informações estão disponíveis através do telefone 079 3226-7650 ou no site: vestibular.uninassau.edu.br.

Por Adriele Escarlytte

COMENTÁRIOS dos leitores