Professor usa mágica e facilita aulas de matemática
Atividade lúdica ajuda os candidatos que se preparam para o Enem
Para diminuir a pressão dos estudantes pela aprovação, um professor de matemática teve a ideia de juntar o lúdico com os ensinamentos em sala de aula. Não à tão, o período de preparação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige muita dedicação dos candidatos, muitas vezes submetidos a longas jornadas de leituras e explanação.
Há três anos, o professor Alberto Barros comprou peças de mágica. Muito mais do que uma brincadeira, a ideia foi usar objetos para complementar suas aulas, principalmente quando os focos são análise combinatória e probabilidade. De acordo com o educador, por meio de cartas e dados é possível explicar os assuntos e deixar o conteúdo mais “leve” para os estudantes.
“Meu grande objetivo é mostrar o lúdico com o conhecimento teórico em sala de aula. Eu tinha as cartas, aprendi alguns truques e comecei a explicar os assuntos nas aulas. É muito legal a aceitação dos alunos, porque entendem a explicação de uma maneira lúdica”, diz o professor, que conduz aulas em cursinhos do Recife e Paulista.
No vídeo a seguir, confira a explicação de Alberto sobre a utilização da análise combinatória. Assista, ainda, uma mágica realizada em plena aula de matemática: