Enem mudou características dos cursos preparatórios

Com o fim dos vestibulares tradicionais nas universidades públicas, estudantes e professores tiveram que compreender a proposta do Exame que dá acesso ao ensino superior

por Nathan Santos qua, 01/11/2017 - 10:10
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens Estudantes tiveram que seguir as exigências do Enem Rafael Bandeira/LeiaJáImagens
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As mudanças nos processos seletivos realizados em universidades públicas mexeram com a conjuntura dos cursos preparatórios. Quando o Enem tornou-se o principal caminho de ingresso no ensino superior, professores e estudantes se viram obrigados a mudar o aprendizado; questões extremamente ‘conteudistas’ deram lugar a abordagens em que as disciplinas conversam entre si e os assuntos cobrados exigem que os candidatos saibam aplicá-los no cotidiano.

O Enem exige que o estudante domine habilidades e competências das matérias escolares. De acordo com professores, os “métodos decorebas” perderam espaço para as aulas que contribuem para que o aluno assimile e compreenda o conteúdo, e não apenas o decore. Outro ponto importante, segundo educadores da área, é que os feras também precisam de um bom rendimento em todas as áreas do conhecimento, de maneira muito bem equilibrada; sobretudo, ser muito bom em apenas uma determinada área ou disciplina pode culminar em nota baixa.

O professor de matemática José Radamés, que há dez anos leciona em escolas e preparatórios, viu de perto mudanças significativas na educação brasileira após a ampliação do Enem. Como exemplo, ele acompanhou o momento em que a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) adotou o Sisu para selecionar novos estudantes, abrindo mão do vestibular tradicional.

“A preparação foi mudando aos poucos, uma vez que os estudantes não estavam acostumados com as características do Enem, que tem formato de textos mais longos. Os candidatos foram se adaptando aos poucos à nova rotina, que exige um conhecimento abrangente de todas as disciplinas e a questão do tempo, para você conseguir responder todas as questões. O Enem quer avaliar o estudante em um contexto mais geral e não específico e por isso que a prova é extensa do jeito que é”, relembra o professor.

Outra característica forte do Enem que impactou a atuação dos professores em sala de aula foi a interdisciplinaridade. Durante a prova, uma mesma questão pode conter assuntos de disciplinas diferentes, exigindo que o candidato saiba fazer uma relação concreta sobre os assuntos. Professor de literatura, Talles Ribeiro reitera que textos densos e que necessitam de boa interpretação também marcam a prova.

Mudanças à parte, há um entendimento entre muitos professores de que o Enem democratizou o acesso à universidade. Porém, para isso que aconteça, é fundamental uma boa adaptação ao modelo de ensino e aprendizado do Exame.

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José Radamés também tem uma leitura social do Enem. Segundo o professor, o Exame trouxe mudanças pedagógicas, mas também teve um papel que contribuiu bastante para a política de acesso ao ensino superior. Ouça, no áudio a seguir, a opinião do educador a respeito do caráter social da prova:

Mudança no aprendizado e em termos de mercado

Segundo o professor de matemática Marconi Sousa, sócio de um preparatório com sede no Recife, quando os vestibulares tradicionais deram lugar ao Sisu, a postura dos cursinhos precisou mudar também por uma questão de mercado. Além das alterações curriculares, os preparatórios tiveram que se adequar às exigências mercadológicas; os cursos que não conseguiram compreender a prova do Enem perderam clientes.

Benedito Serafim, responsável pelo curso ‘Os Caras de Pau do Vestibular’, afirma que precisou reforçar o foco do preparatório no Enem. De acordo com o educador, o curso passou a oferecer aulas em que os estudantes puderam entender os assuntos de todas as disciplinas e não apenas em matérias disciplinas. No vídeo a seguir, Benedito e Marco traz mais detalhes das mudanças que aconteceram no mercado educacional:

 

Reportagem integra o ‘Especial Enem: da prova ao sonho do ensino superior’, produzido pelo LeiaJá. As matérias abordam a história do Exame e de que forma ele se tornou uma das principais provas educacionais do Brasil. A seguir, leia as demais reportagens:     

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--> A popularização do Enem e o caminho rumo à universidade

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