Alunos de Letras têm aula de Libras ao ar livre
Alunos do segundo semestre de Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, da Universidade da Amazônia (Unama), tiveram uma aula de Libras (Língua Brasileira de Sinais) diferente na última segunda-feira (6). A aula que deveria ocorrer em sala foi levada para a Praça Batista Campos, onde os alunos tiveram a oportunidade de praticar a Libras com alunos surdos da Universidade Estadual do Pará (UEPA). A professora Silvany Santos, da Unama, coordenou o trabalho.
A turma foi dividida em três grupos. Cada um acompanhava os alunos surdos convidados Júlio Maia, Nathália Hermes e Edilaine Correia, que cursam o segundo semestre de Libras.
Para Evander Santos, aluno do segundo semestre de Letras da Unama, participou da aula de Libras ao ar livre. “Participar dessa aula representa a inclusão que muitas vezes passa despercebida por muita gente. Com o recente tema do Enem eu pensei que muita gente iria se dar mal porque muitas pessoas não sabem que os surdos existem, e eu fiquei pensando em todas as aulas de Libras que eu tive”, contou Evander.
O acadêmico disse que durante a aula percebeu que os colegas de classe se empolgaram e ficaram ainda mais interessados em aprender a língua de sinais. “A minha avalição da aula é muito boa, porque as pessoas ficaram curiosas, meus colegas de classe perguntaram mais, coisas que eles não fazem em sala de aula. Então essa aula trouxe e aflorou a curiosidade em muitos que ainda não tinham”, conta.
Libras, reconhecida desde 2002, pela Lei nº 10.436, em 2005 foi instituída como obrigatória em cursos de licenciatura e fonoaudiologia. A professora Silvany Brasil informou que as aulas práticas são pensadas antes do semestre começar, sempre visando metodologias em que o aluno possa ter uma vivência amplificada. “Como temos uma carga horaria prática para essa disciplina, a gente pensa em atividades fora de sala de aula, onde os alunos possam viver essa prática que a gente aprende na teoria. Então eu entrei em contato com alguns alunos surdos da UEPA, para eles aprenderem no contato com os surdos, perguntando e aprendendo novos sinais em uma conversa de forma mais tranquila”, explicou Silvany.
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2017, "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil", provocou debate sobre a inclusão e visibilidade de pessoas surdas no Brasil. Alunos e profissionais passaram a refletir sobre a importância do aprendizado da Libras em universidades e escolas de todo o país.
A Unama conta com um núcleo especializado que atende e acompanha os alunos surdos da instituição durante toda a sua graduação. Atualmente cerca de nove alunos surdos estão matriculados em diversos cursos. Para cada um são disponibilizados um tradutor/intérprete de Libras, adaptação de material didático e planos de aulas.
Por Ariela Motizuki.