Alunos de Letras têm aula de Libras ao ar livre

ter, 07/11/2017 - 17:34

Alunos do segundo semestre de Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, da Universidade da Amazônia (Unama), tiveram uma aula de Libras (Língua Brasileira de Sinais) diferente na última segunda-feira (6). A aula que deveria ocorrer em sala foi levada para a Praça Batista Campos, onde os alunos tiveram a oportunidade de praticar a Libras com alunos surdos da Universidade Estadual do Pará (UEPA). A professora Silvany Santos, da Unama, coordenou o trabalho.

A turma foi dividida em três grupos. Cada um acompanhava os alunos surdos convidados Júlio Maia, Nathália Hermes e Edilaine Correia, que cursam o segundo semestre de Libras.

Para Evander Santos, aluno do segundo semestre de Letras da Unama, participou da aula de Libras ao ar livre. “Participar dessa aula representa a inclusão que muitas vezes passa despercebida por muita gente. Com o recente tema do Enem eu pensei que muita gente iria se dar mal porque muitas pessoas não sabem que os surdos existem, e eu fiquei pensando em todas as aulas de Libras que eu tive”, contou Evander.

O acadêmico disse que durante a aula percebeu que os colegas de classe se empolgaram e ficaram ainda mais interessados em aprender a língua de sinais. “A minha avalição da aula é muito boa, porque as pessoas ficaram curiosas, meus colegas de classe perguntaram mais, coisas que eles não fazem em sala de aula. Então essa aula trouxe e aflorou a curiosidade em muitos que ainda não tinham”, conta.

Libras, reconhecida desde 2002, pela Lei nº 10.436, em 2005 foi instituída como obrigatória em cursos de licenciatura e fonoaudiologia. A professora Silvany Brasil informou que as aulas práticas são pensadas antes do semestre começar, sempre visando metodologias em que o aluno possa ter uma vivência amplificada. “Como temos uma carga horaria prática para essa disciplina, a gente pensa em atividades fora de sala de aula, onde os alunos possam viver essa prática que a gente aprende na teoria. Então eu entrei em contato com alguns alunos surdos da UEPA, para eles aprenderem no contato com os surdos, perguntando e aprendendo novos sinais em uma conversa de forma mais tranquila”, explicou Silvany.

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2017, "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil", provocou  debate sobre a inclusão e visibilidade de pessoas surdas no Brasil. Alunos e profissionais passaram a refletir sobre a importância do aprendizado da Libras em universidades e escolas de todo o país.

A Unama conta com um núcleo especializado que atende e acompanha os alunos surdos da instituição durante toda a sua graduação. Atualmente cerca de nove alunos surdos estão matriculados em diversos cursos. Para cada um são disponibilizados um tradutor/intérprete de Libras, adaptação de material didático e planos de aulas. 

Por Ariela Motizuki.



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