Olimpíadas do Conhecimento: um universo de aprendizado

Ainda na escola, estudantes podem ampliar o aprendizado em competições realizadas no Brasil e no exterior

seg, 06/08/2018 - 12:47
Sergio Dutti/CNI Olimpíadas são ótima oportunidade de aprendizado Sergio Dutti/CNI

Organizadas por instituições privadas e públicas de todo o país, as Olimpíadas do Conhecimento são um espaço para jovens compartilharem experiências e desenvolverem habilidades. Como exemplo, competições envolvendo biologia, química, matemática, astronomia, história são alguma das áreas em que os estudantes podem participar.

“Participar de Olimpíadas proporcionaram para mim o desenvolvimento de um senso de disciplina. Além do aprendizado acima do necessário, com conhecimento de mundo sobre os assuntos desenvolvidos que vão além do ensino médio”. É assim que pensa o estudante Orisvaldo Salviano, 17 anos. O jovem conquistou mais de 24 medalhas em diversas competições a nível nacional, estadual e internacional. Recentemente, ele ganhou a medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Química, realizada na República Tcheca e Eslováquia.

As etapas de seleção dependem da dinâmica de cada uma das olimpíadas. Normalmente, os estudantes seguem por classificações a nível de região - seja ele estadual, municipal ou nacional. A cada uma das fases vencidas, os competidores avançam na competição. As melhores classificações conquistam prêmios - em geral medalhas de mérito -.

Para professores, a oportunidade de participar de competições como essas são uma porta de entrada de um novo mundo de aprendizado. “Os estudantes quando entram em contato com esse ambiente agregam uma nova visão de mundo. É um reconhecimento do trabalho desenvolvido em classe, assim como, uma forma do aluno se sentir mais motivado a estudar determinada área”, destaca Lucia Duran, professora de matemática, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na instituição, reconhecida pelo número de estudantes premiados nas competições, a Olimpíada Brasileira das Matemática de Escolas Públicas (OBEMEP) é aplicada desde o início, em 2005.

Essa é uma das mais famosas competições: a OBMEP é aplicada, anualmente, em instituições de ensino de todo o país - sendo realizada até na rede privada -. Destinada a estudantes do sexto ano do ensino fundamental até último ano do ensino médio, a competição é dividida em fases. Nelas, os alunos são submetidos a diferentes provas classificatórias.

Primeiro, um exame de múltipla escolha é aplicado a todos os estudantes da escola inscrita. Já na segunda etapa, apenas os candidatos com as melhores pontuações, observando os critérios de seleção definidos pela organização, realizam uma prova discursiva. Por fim, os estudantes com o melhor desempenho são premiados com medalhas e menção honrosa.

Outro exemplo competição é a Olimpíada de Raciocínio Lógico, organizada pela Empresa Mind Lab. Nela, as equipes inscritas são submetidas a provas que testam as aptidões dos estudantes. Os campeões da última edição vêm da Escola Municipal Olindina Monteiro de Oliveira França, do bairro de Dois Unidos, no Recife. Os jovens conquistaram o reconhecimento a nível nacional com primeiro lugar - na equipe do nono ano - na etapa Nacional. Formada por Lucas Henrique (13), Matheus Henrique (13), Ivanildo Gomes (14) e Marcelo José (13), a equipe já havia sido vice campeã nacional de 2016. O LeiaJá foi até a escola conversar com os alunos e o professor orientador, Osman Estanislau, para entender mais sobre a história e a preparação do grupo; confira:

Anualmente diversas olimpíadas acontecem por todo o país. A maioria solicita a inscrição prévia da escola para a participação dos alunos nos exames. Essas competições são a porta de entrada para as etapas a nível internacional. Conheça alguma das mais importantes a nível nacional no Brasil:

Olimpíada Brasileira de Matemática

Podem participar estudantes do sexto ano do ensino fundamental à graduação. O calendário de inscrições obedecem o regulamento divulgado na internet.  Nos níveis fundamental e médio da competição, não haverá inscrição por meio das escolas. Nesse caso, são convidados os estudantes com os melhores desempenhos na OBMEP, assim como descreve o regulamento da competição. Os selecionados realizarão provas diferentes - a depender do nível de aplicação -. Candidatos com o melhor desempenho ganham medalhas e preparação para competição internacional. Para mais informações, acesse o site da competição.

Olimpíada Brasileira de Física

Podem participar estudantes de escolas com professores credenciados. A inscrição deverá ser realizada pelo docente responsável de cada instituição. Os níveis abertos com oportunidades são para alunos do nono ano do ensino fundamental ao ensino médio. O processo de seleção dos medalhistas é realizado através de três etapas, sendo a primeira na própria escola e as duas outras sob responsabilidade dos organizadores. Inscrições para este ano já foram encerradas. A Olimpíada também seleciona para fase internacional. Para mais informações, acesse o site da disputa.

Olimpíada Brasileira de Química

A competição inscreve estudantes em duas modalidades, sendo apenas aptos a participar matriculados no ensino médio. As inscrições são realizadas pelos coordenadores estaduais da competição, sendo  necessária a participação na fase estadual da Olimpíada de Química. Os selecionados na fase nacional conquistam medalhas e certificados de honra. A competição é distribuída em três fases. Os que representarão o País em competições internacionais passarão por seis etapas. Para mais informações, acesse o site da Olimpíada. Há, também, a possibilidade de estudantes do ensino fundamental participarem da Olimpíada Brasileira de Química Júnior.

Olimpíada Brasileira de Biologia

Podem participar estudantes matriculados no ensino médio de escolas públicas ou privadas com idade máxima de 19 anos. O processo de inscrição é realizado por um professor coordenador de cada escola. A competição é dividida em três fases. As inscrições são abertas atendendo o calendário divulgado no site da disputa. Ela seleciona para competições internacionais e é realizada através de três fases. Os melhores colocados serão inscritos em competições internacionais da mesma área. Para mais informações, acesse o site da competição.

Olimpíada Brasileira de Robótica

A competição inscreve equipes dos níveis fundamental, médio e técnico até 19 anos de idade. As inscrições devem ser realizadas pela escola interessada. O processo seletivo contempla provas teóricas e práticas. Os estudantes com o melhor desempenho ganham medalhas, entre outros prêmios, e a competição também seleciona para etapas internacionais. Para mais informações, acesse o site da Olimpíada.

LeiaJá também

--> Robótica: Estudantes de PE participam de torneio no Paraná

--> Brasileiros ganham medalhas em Olimpíada de Matemática

COMENTÁRIOS dos leitores