Enfim, chegou o Enem: feras descrevem clima antes da prova

Provas começam neste domingo (4) com as áreas de Ciências Humanas, Linguagens e redação

por Camilla de Assis sab, 03/11/2018 - 08:36

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está muito próximo. Neste domingo (4) e no dia 11 de novembro, milhões de estudantes devem iniciar uma maratona de provas em busca da aprovação. Com o processo seletivo, também chega ao final a preparação frenética dos estudantes e a ansiedade precisa dar lugar à tranquilidade. Afinal, um ano inteiro de empenho e dedicação será colocado em prática.

Diante disso, o clima dos cursinhos preparatórios é de pura expectativa. Neles, os estudantes demonstram estar nervosos com a proximidade da prova e com vontade de ver o processo seletivo passar o mais rápido possível. “Eu estou muito calmo, então estou com medo de surtar na hora da prova. Mas, ao mesmo tempo, quero que isso passe e que eu faça a prova logo porque é muita expectativa que a gente cria”, conta o estudante Linconl Áquila Gadelha, de 18 anos. O jovem, que pretende cursar medicina, já fez o Enem outras três vezes por experiência. “Nas oportunidades anteriores, eu não me preparei por ser experiência, então não fiquei tão nervoso”, conta.

Milka Mirelle de Albuquerque, de 19 anos, também pretende cursar medicina. Sua estratégia nesta reta final é focar na tranquilidade. “Eu estudei bastante, comecei o ano empenhada, então agora estou buscando relaxar mais um pouco sem me desligar da parte educacional”, explica a aluna, que agora se dedica a ver filmes e documentários que tenham a ver com o Enem.

Aos 18 anos, Dante Chacon busca ingressar em uma instituição de ensino superior que ofereça o curso de história. Neste momento final, o clima é de tensão para o adolescente. “Tenho uma pressão muito grande da escola, dos pais e da sociedade em si para conseguir passar no Enem, então a ansiedade está grande, mas eu procuro ter meus momentos de lazer”, explica.

Já Ismênia Vieira, aos 22 anos, pretende fazer outra formação. “Já faço técnico em química e agora pretendo fazer bacharelado”, conta Ismênia. A jovem também está ansiosa para o Enem e espera que as provas passem logo. Segundo ela, o momento é de relaxar. “Ainda estou revisando algumas coisas, mas estou focada mais em relaxar nesta semana”, explica.

A estudante Maria Eduarda de Albuquerque, de 16 anos, enxerga de forma madura o Exame Nacional do Ensino Médio. “É uma prova importante, mas que não vai definir quem eu sou nem minhas capacidades”, ressalta. Mesmo entendendo o Enem dessa forma, Eduarda não nega a ansiedade. “Claro que estou ansiosa, afinal é uma parte importante da vida de um estudante, mas é necessário e quero que passe logo”, ressalta a jovem.

Embed:

Neste domingo, os candidatos responderão questões de Ciências Humanas, Linguagens e redação. Já no dia 11 de novembro, serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e matemática. 

Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h; o Exame inicia às 13h. Todos os estudantes devem respeitar o horário de Brasília.

Pernambuco, como não adere a horário de verão, terá os portões abertos às 11h e fechados ao meio dia. A prova iniciará às 12h30.

LeiaJá também

-> Psicólogos explicam como controlar ansiedade antes do Enem

COMENTÁRIOS dos leitores