IFPE repudia policiamento nas aulas

Após o comunicado do instituto, alguns internautas classificaram a publicação como partidária

por Paulo Uchôa dom, 11/11/2018 - 12:28
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) - Campus Recife Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) emitiu um comunicado no site oficial sobre a prática de observar a atuação dos professores durante as aulas. Em nota, o IFPE declarou que repudia qualquer forma de incitação que impeça os docentes de executarem seus ensinamentos.

"Há espaço para a presença de qualquer espectro político, desde que sejam garantidas as condições de respeito e igualdade entre as pessoas, independente de raça, cor, gênero, sexualidade, identidade étnica, religião ou classe social. Dessa forma, ressaltamos que não iremos apoiar qualquer atitude de policiamento das aulas ministradas em nosso Campus", diz um trecho do texto. 

Na página do IFPE, no Facebook, algumas pessoas classificaram a publicação como partidária. "Minha experiência no IFPE comprovou que a instituição está totalmente politizada. Usa o espaço acadêmico como palanque para beneficiar politicamente aqueles cujo possuem mais afinidade. Quem não deve não teme, se os professores não tem o que esconder, então não tem o que se preocupar", comentou um dos internautas.

Confira o comunicado do IFPE na íntegra:

O processo eleitoral que escolheu o presidente da República é uma das maiores demonstrações da força da nossa democracia. Desmontado o palanque da campanha, é hora de superar as diferenças e defender um governo que se dirige a todos, sem distinções. As palavras do novo presidente de pacificar e unir o país são importantes e devem ser compartilhadas entre todos os brasileiros.

Algumas manifestações, no entanto, parecem acionar um sinal de alerta em nossa sociedade, pois ameaçam uma parte fundamental da democracia que é a liberdade de pensamento e expressão. A incitação, por parte de uma minoria política, de vigiar a prática dos professores sob o pretexto de combater a “doutrinação ideológica” é uma atitude acintosa e que não condiz com as relações pacíficas e respeitosas estabelecidas em nossa comunidade acadêmica.

O Campus Recife tem orgulho de seu corpo docente e de sua diversidade de pensamento. Há espaço para a presença de qualquer espectro político, desde que sejam garantidas as condições de respeito e igualdade entre as pessoas, independente de raça, cor, gênero, sexualidade, identidade étnica, religião ou classe social. Dessa forma, ressaltamos que não iremos apoiar qualquer atitude de policiamento das aulas ministradas em nosso Campus.

Encerramos com um convite à serenidade e ao entendimento mútuo, atitudes necessárias para que a democracia siga sendo tanto a demonstração da vontade da maioria quanto a garantia de que todas as formas de existência sejam salvaguardadas.

COMENTÁRIOS dos leitores