UFBA terá cotas para transexuais e refugiados em 2019

Candidatos às vagas precisarão ter realizado o Enem 2019

por Marcele Lima seg, 24/12/2018 - 10:34
UFBA / Divulgação UFBA / Divulgação

A Universidade Federal da Bahia vai oferecer a partir do vestibular 2019, vagas destinadas a pessoas transexuais, transgêneros e travestis e refugiados ou imigrantes em situação de vulnerabilidade social. A decisão da UFBA, que já reserva vagas para os quilombolas e indígenas como forma de inclusão, é pioneira no País. 

A novidade foi aprovada por meio da Resolução 07/2018, na reunião do Conselho Acadêmico de Ensino. Para cumprimento dessas cotas, cada um dos 88 cursos da Universidade terão uma vaga a mais nas seleções, gerando cerca de 350 vagas novas anualmente.

Hoje, a UFBA oferta por ano 5.974 vagas, metade reservada para alunos de escola pública, que tenham renda abaixo de um salário mínimo e meio, deficientes e aqueles que se declararem indígenas, pretos ou pardos. Os interessados nas vagas destinadas nas cotas aprovadas na semana passada precisam ficar atentos ao site de ingresso da UFBA.

O edital com abertura para inscrições deve ser divulgado no dia 02 de janeiro. Para concorrer, é preciso ter feito a edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e ter preenchido os dados de autodeclaração para as categorias participantes. É preciso também ter cursado o ensino médio em escolas públicas.

Já para os imigrantes ou refugiados em situação de vulnerabilidade, devem ter cursado o ensino médio ou equivalente. A resolução reconhece nesta situação pessoas que possuem visto temporário ou permanente por razões humanitárias, emitido pelo Conselho Nacional de Imigração.

A seleção regular para novos alunos é feita por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Para isto é necessário que o candidato tenha participado do ENEM deste ano e tenha ficado acima da nota de corte dos cursos de graduação da Federal.

COMENTÁRIOS dos leitores