A nota do Enem saiu: o que fazer com ela?

Inscritos no Exame devem ficar atentos ao calendário de inscrição em programas do Ministério da Educação para concorrer à vagas em Instituições de Ensino Superior em todo o país

por Juan Gouveia sex, 18/01/2019 - 07:48
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Resultado foi divulgado nesta sexta-feira (18) Júlio Gomes/LeiaJáImagens

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou, nesta sexta-feira (18), o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Com o resultado em mãos, milhões de estudantes de todo o Brasil já podem se programar para participar dos processos seletivos que ofertam vagas em Instituições de Ensino Superior (IES).

As notas podem ser utilizadas para submeter candidatura em programas desenvolvidos pelo Ministério da Educação (MEC). Para as vagas no ensino superior público, os interessados devem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Já para bolsas em instituições privadas, o Programa Universidade para Todos (ProUni), e para financiar os estudos em instituições privadas, é possível concorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para alguns, o calendário oficial já está disponível.  

Conheça cada um deles:

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma plataforma informatizada pela qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Para participar, é necessário ter feito o Enem 2018 e obter nota na redação diferente de zero, entre outros critérios. Estudantes já matriculados em IES públicas pelo país também podem concorrer (contanto que tenham feito o Enem).

As inscrições estarão abertas a partir do dia 22 e seguem até o dia 25 de janeiro no site do Sisu. O MEC já disponibilizou, também na página do programa, a consulta para as vagas disponíveis. Ao todo, são mais de 235 mil distribuídas em 129 IES de todo o país. Resultado da primeira chamada regular está previsto para 28 de janeiro.

--> Confira o calendário oficial do Sisu 2019

No processo de inscrição, o candidato escolhe até duas opções de curso, que podem ser alteradas durante todo o período de candidaturas. São aprovados os candidatos com as notas maiores, observando as média e pesos de cada curso. Entre as vagas, há oportunidades reservadas no sistema de cotas. Para participar, o interessado deve atender os pré-requisitos de cada uma das ações afirmativas.

--> Confira como é feito o cálculo do Sisu

Uma das maiores dúvidas em relação a este processo seletivo é como a média é formada. O resultado do Sisu pode variar de acordo com cada IES, pois, em algumas delas, os pesos atribuídos a cada curso variam. Neste ano, uma das novidades no processo seletivo é a mudança na participação da lista de espera. Agora, inscritos só podem manifestar interesse caso não tenham sido classificados em nenhuma das opções na chamada única.

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas. Os interessados em participar devem ter realizado o Enem 2018 ter nota mínima de 450 pontos e nota na redação diferente de zero.

Para esta edição, o número de bolsas disponibilizadas ainda não foi divulgado, mas o calendário de inscrições já está disponível. Os interessados podem realizar o processo a partir do dia 29 de janeiro e seguem até às 23h59 do dia 1º de fevereiro, através do site do Prouni.

--> Confira o calendário do Prouni 2019 

Podem concorrer estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais. A renda familiar per capita máxima de três salários mínimos é exigida e o processo seletivo observa as notas dos candidatos em relação ao número de vagas.

--> Confira se você pode concorrer às bolsas

“O Programa possui também ações conjuntas de incentivo à permanência dos estudantes nas instituições, como a Bolsa Permanência e ainda o Fundo de Financiamento Estudantil - Fies, que possibilita ao bolsista parcial financiar parte da mensalidade não coberta pela bolsa do programa”, informa o MEC. 

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) se caracteriza pelo financiamento em cursos superiores em instituições privadas. O programa sofreu um ajuste nos últimos anos, o chamado novo Fies é dividido em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

Com inscrições abertas a partir de 5 de fevereiro, o Fies deste ano oferece as mesmas 100 mil vagas do ano passado na modalidade que usa recursos públicos. Conforme o cronograma publicado no último dia 9, o período de inscrição vai até o dia 12 de fevereiro. A partir do dia 18, será divulgado o resultado da seleção prévia e os selecionados terão até 25 de fevereiro para complementar a inscrição.

--> Saiba se você pode concorrer ao financiamento

A primeira modalidade oferta vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. “O aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos pelos estudantes diminuam consideravelmente”, diz o MEC.

O P-Fies, a outra modalidade, seleciona estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. Para esta, houveram mudanças em 2019. Agora, em vez de a nota do Enem ser usada para criar uma ordem de classificação dos alunos, prevalece a ordem de inscrição. Ou seja, o estudante que se inscreve primeiro, obtém a vaga pra contratar financiamento junto ao banco privado.

Universidades Estrangeiras

Com o crescimento do Enem, algumas instituições no exterior passaram a aceitar a nota do Exame como forma de ingresso. Pensando nisso, o Ministério da Educação (MEC) firmou um acordo com Portugal e as universidades lusitanas passaram a aceitar oficialmente a nota do Enem.

--> Confira quais universidades fora do país aceitam a nota do Enem

Além disso, instituições da Inglaterra e França adotaram a nota do Enem como parte de seu processo seletivo. Para concorrer às vagas ofertadas os interessados devem ficar atentos aos pré-requisitos de cada um dos processos seletivos. Por se tratar de uma universidade estrangeira, há especificidades.

COMENTÁRIOS dos leitores