Enem: últimos dias para justificar ausência no ano passado

Inep alerta: 'Justificativa de ausência é necessária ao participante que estava isento no Enem 2018, faltou aos dois dias de prova e também quer isenção em 2019'

por Nathan Santos dom, 07/04/2019 - 15:00
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Enem 2019 será realizado em novembro Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Estudantes que almejam participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem redobrar a atenção. O prazo para justificar ausência na edição 2018 da prova terminará no dia 10 de abril.

“A justificativa de ausência é necessária ao participante que estava isento no Enem 2018, faltou aos dois dias de prova e também quer isenção em 2019. Esta etapa deve ser feita junto com a nova solicitação de isenção de taxa no Enem 2019, pelo Sistema Enem”, alertou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela organização da prova.

De acordo com o Inep, os candidatos precisam atentar para os documentos comprobatórios exigidos. “Os documentos aceitos para justificativa de ausência variam de acordo com a causa: acidentes, mortes na família, internação, trabalho, casamento, emergência médica, intercâmbio acadêmico, entre outros. A relação dos  documentos aceitos para justificativa de ausência consta do anexo II do Edital do Enem. Não serão aceitos documentos autodeclaratórios emitidos pelos pais ou responsáveis. Os resultados da justificativa de ausência no Enem 2018 serão divulgados, junto com os resultados da solicitação de isenção da taxa de inscrição, no dia 17 de abril”, informou o Inep.

O edital do Exame ainda traz outras informações importantes: as justificativas de ausência na prova do ano passado, bem como as solicitações de isenção de taxa, mesmo que aprovadas, não garantem a inscrição. Os interessados deverão se inscrever de 6 a 17 de maio por meio do site do Enem; a taxa de participação custa R$ 85.

Neste ano, as provas do Enem serão realizadas nos dias 3 a 10 de novembro. Os feras podem seguir o @vaicairnoenem no Instagram, plataforma do LeiaJá que reúne dicas, aulas exclusivas, notícias e muitos outros conteúdos diários.

LeiaJá também

--> Três assuntos de história que têm tudo para cair no Enem

--> Fim do horário de verão exige atenção dos feras do Enem

COMENTÁRIOS dos leitores