Marketing digital: formação para se destacar no mercado

Empresas precisam de presença digital, assim como profissionais da área devem investir na formação

por Marcele Lima sex, 12/04/2019 - 17:32
Creative Communs/Pixabay Marketing digital é um diferencial para se destacar Creative Communs/Pixabay

As pessoas estão cada dia mais conectadas. É até difícil encontrar alguém que não tenha um celular e acesso às redes sociais. Praticamente tudo é feito online, desde uma simples compra até uma transação bancária.

De acordo com a pesquisa Nielsen Ibope, que traz números estatísticos de utilização da internet no Brasil, 9 em cada 10 brasileiros já realizaram uma compra online pelo menos uma vez, sendo o smartphone o principal caminho dos consumidores até o bem ou serviço. Os dados mostram também que as redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp, são os aplicativos mais utilizados, tornando-se atrativos para quem deseja atingir de maneira mais eficaz seu público alvo.

Os veículos de comunicação convencionais ganharam um aporte de peso, já que investir em marketing digital pode ser vantajoso. Um ponto fundamental é que empresas que ingressam nesse universo aproximam-se dos clientes, criam e mantém uma rede de relacionamento. “O valor investido  tende a dar um resultado potencialmente maior. A propaganda chega apenas para um potencial cliente, pois ele está interessado no produto. O cliente navegou no Google procurando um apartamento, falou em voz alta perto do celular, e de repente a propaganda chega no Facebook ou Instagram. A grande sacada é o desenvolvimento de habilidades e a prática com as estratégias”, explica o professor de marketing da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, Guilherme Alves de Santana.

Já para a CEO da Case Marketing Digital, Rafaela Borges, esse é um dos mercados de trabalho mais promissores. “Investir em marketing digital é estar onde o público-alvo da empresa está. Toda essa abrangência visa tornar as marcas cada vez mais Omnichanel, ou seja, presentes em diversos ambientes do seu cliente, a fim de garantir que sua comunicação seja vista. Dentre os módulos do Marketing, não há dúvidas de que o digital veio para ficar. Trata-se do mercado mais promissor dentro do segmento, tendo espaço para diferentes níveis de empresas, já que hoje, praticamente, todo negócio precisa desse tipo de serviço”, analisa a executiva.

No entanto, não se pode postar qualquer conteúdo nas redes das empresas e esperar que bons resultados apareçam. É importante ter profissionais qualificados para executar a função. Rafaela é um exemplo. Começou ainda na graduação e chegou a atuar por cinco anos como executiva de marketing digital do Shopping RioMar Recife. Fez inúmeros cursos na área, além de pós-graduação e hoje é dona do próprio negócio, atendendo clientes do todo o Brasil. “Qualificação é o segredo. Apenas a graduação não qualifica um bom profissional de marketing digital. É necessário buscar cursos de boa referência e praticar bastante para se destacar”, conclui.

Uma das opções para formação na área é o curso de pós-graduação em Marketing Digital e Mídias Sociais da UNINASSAU. Com aulas realizadas quinzenalmente aos sábados, a formação tem a proposta de trazer as vivências do mercado para o ambiente acadêmico.

O curso busca formar profissionais que tenham a capacidade de atuar no meio digital, como analistas ou gestores que podem propor soluções que ajudem no desenvolvimento de marcas e no relacionamento com os consumidores. “A proposta da pós-graduação da UNINASSAU é trazer o mercado para a sala de aula e no nosso curso não é diferente. Temos professores com experiência no mercado e sempre atualizados, que trazem para os alunos cases reais para serem discutidos e fomentarem a construção do conhecimento”, destaca o coordenador do curso e editor geral do LeiaJá, Eduardo Cavalcanti.

O curso tem duração de 360 horas e é voltado para quem tem interesse em ingressar nesse setor, entre eles profissionais de Comunicação Social e pessoas ligadas às áreas de consultoria em comunicação digital, planejamento, relações públicas, profissionais da moda e de administração de empresas. "A nossa quarta turma está com previsão de início para o começo de maio e as inscrições podem ser feitas pelo site da pós-graduação. Até o final do mês, inclusive, a matrícula está com 50% de desconto", frisa Eduardo. Veja mais detalhesa do curso.

COMENTÁRIOS dos leitores