Saiba como empreender em momentos de crise

Especialistas dão dicas de como criar seu próprio negócio. Conheça também a história de sucesso de um vendedor de cuscuz

por Fábio Filho dom, 26/05/2019 - 10:00
Pixaby/Creative Commons O Brasil criou 2,5 milhões de novas empresas no ano passado Pixaby/Creative Commons

O Brasil enfrenta um momento de acentuada crise econômica que afeta diretamente o mercado de trabalho. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o número de desempregados no país chega a 13,4 milhões de pessoas. Com a falta de empregos em alta, empreender tem sido uma alternativa bastante utilizada pelos que não conseguem ingressar no mercado de trabalho. Especialistas dão dicas de como criar seu próprio negócio em momentos de crise.

Os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) revelam que a taxa de desocupação no país é de 12,7%. Os setores mais afetados com o desemprego foram os de administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais.

A falta de emprego faz os profissionais buscarem alternativas ao mercado de trabalho, uma delas é empreender. De acordo com dados do Serasa Experian de Nascimentos de Empresas, o Brasil criou 2,5 milhões de novas empresas em 2018. Ainda segundo o levantamento, o número de Microempreendedores Individuais (MEI’s) representa 81,4% desse total.

Para a coordenadora de Design de Soluções do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Roberta Andrade, as pessoas que pretendem abrir o seu primeiro negócio devem identificar as necessidades do seu público alvo. “É fundamental para quem quer criar seu próprio negócio nesse momento, descobrir a necessidade que o mercado possui. Abrir um negócio é buscar a resolução de um problema ou buscar atender algo que hoje é uma lacuna no tipo de público que o empreendedor quer atingir. Então, é preciso entender as necessidades e dificuldades do seu cliente para desenvolver um produto”, pontua.

Ainda segundo a especialista, fazer uma análise de mercado é fundamental para identificar as falhas e os acertos do seu futuro empreendimento. “Estar atento no que existe hoje na concorrência, olhar o que está acontecendo em outras cidades, em outros países. Alguns modelos de mercados ainda não são explorados no seu território. Outro ponto a ser analisado é a plataforma online. Hoje os consumidores estão conectados, o empreendedor tem que estar presente digitalmente para os seus clientes com facilidades para acesso aos seus serviços, como venda e divulgação do seu material pelas redes sociais. Pensar na questão online e saber como o uso da tecnologia pode te ajudar a reduzir os custos e melhorar na qualidade do seu produto”, afirma.

De acordo com o economista Rafael Ramos, conhecer as demandas do setor no qual pretende-se investir é essencial para o sucesso da empresa. “Ideal é sempre fazer o plano de negócios, contendo uma análise de mercado para saber qual setor está propício para investimento ou não; para saber se o setor está saturado ou não; para saber qual é a melhor opção e as variáveis importantes do mercado”, ressalta.

O especialista ainda alertou sobre a importância da análise de mercado, afirmando que “cerca de 80% das empresas que não fazem planos de negócios estruturados acabam fechando em dois anos”.

Confira a história do microempreendedor Suenildo Lira, que após sofrer com o desemprego, resolveu empreender e hoje tem o pequeno trailer “Parada Certa”, localizado na Avenida Guararapes, Centro do Recife, onde vende cuscuz recheado.

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