Opção por jornada flexível cresce nas empresas brasileiras

Pesquisa mostra que as empresas começaram a sentir necessidade de negociar com os funcionários a flexibilidade na carga horário de trabalho

por Nataly Simões qui, 30/05/2019 - 15:49

A relação entre o funcionário e a empresa tem mudado nos últimos anos, seja pela realidade das grandes cidades ou mesmo por tendência das novas gerações. Um ponto significativo dessa transformação é a jornada flexível, que possibilita que os empregados cumpram uma carga horária diferente, que inclui entre as necessidades de cada profissão, a possibilidade de expediente home-office.

É o que comprova o levantamento da startup de tecnologia para Recursos Humanos, Pontomais. Segundo a pesquisa, em apenas um ano o número de empresas que optaram por esse estilo de jornada aumentou 30%. A base foi quase 150 mil funcionários de 80 mil empresas de todo o país. 

"Hoje as pessoas buscam fugir do caos do trânsito, pois possuem as demandas do dia a dia, como a escola dos filhos. E as empresas começaram a sentir necessidade de negociar com seus colaboradores a flexibilidade na carga horário de trabalho. Quando a empresa aceita essa adaptação mostra empatia. Com isso, os dois lados ganham: o colaborador aumenta a qualidade de vida e a empresa recebe um funcionário mais motivado, menos estressado e mais feliz”, explica a especialista Silvana Fernandes.

Equilíbrio retém talentos

Um estudo da empresa de auditoria e consultoria empresarial PwC mostra que 95% dos Millennials – nascidos entre 1980 e 1995 – buscam equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Essa geração que hoje possui entre 24 e 39 anos, segundo a pesquisa, está no auge da idade produtiva, daí a importância de as companhias reterem esses talentos em um período difícil de encontrar bons profissionais.

"Quando a empresa se abre para negociação, o colaborador entende que não só a empresa pode contar com ele, mas ele também pode contar com a empresa, isso é empatia. A falta de flexibilização vai gerando insatisfação. Principalmente se o funcionário tem que fazer hora extra de vez em quando, abrir mão do horário de almoço para uma entrega urgente e na hora dele, ele não tem esse entendimento", acrescenta Silvana.

Por outro lado, também existem organizações onde a flexibilização da jornada é mais difícil devido ao horário que a entrega dos resultados precisa ser feita. "Eu mesma já autuei em empresas mais tradicionais, como call center. Nesses casos, acabamos indo para a alternativa de home-office. Mas vejo aqui a necessidade do departamento de RH ir para a área operacional para entender como solucionar essa demanda. Às vezes trocar o turno da pessoa pode ajudar, mas o funcionário não procura o RH por não imaginar que possa ter essa flexibilização. Então cabe a esses profissionais assumirem o papel de gestor de pessoas e trazer a solução, não esperar", avalia a especialista.

Tecnologia como aliada no desafio de controle de resultados

Embora a ligação entre o funcionário e a empresa esteja cada vez mais baseada na entrega de resultados e não mais no comprimento da carga horária, ainda há a necessidade de controlar a produtividade. Nesse ponto, a tecnologia pode ser uma eficiente aliada para a automatização desses processos e do controle de jornada.

"Observamos hoje uma busca intensa do mercado por soluções inteligentes para departamentos de RH. Além disso, essas soluções possibilitam uma atuação mais analítica ao departamento, que com a tecnologia, por exemplo, é possível gerir a jornada do colaborador de modo que minimize erros", enfatiza o especialista em Marketing da PontoMais, Gabriel Colombo.

Com a automação dos processos as empresas não apenas ganham na produtividade e confiabilidade, mas também na economia de tempo e dinheiro. A tecnologia também dá a opção de declarações referentes a jornadas incompletas, facilitando a relação funcionário e empresa. Todo o processo pode ser feito por um aplicativo no celular e os relatórios são gerados automaticamente, facilitando todo o processo tanto para a empresa quanto para o funcionário.

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