Professores do Recife fazem paralisação na sexta-feira

Entre as motivações estão os problemas estruturais das instituições de ensino e a falta de recebimento do retroativo do reajuste salarial

por Marcele Lima qui, 06/06/2019 - 15:03
Sérgio Gaspar - Piquete/Simpere A mobilização foi discutida em Assembléia Geral Sérgio Gaspar - Piquete/Simpere

Os professores das escolas municipais do Recife vão paralisar as atividades nesta sexta-feira (07). O motivo principal é reivindicar o reajuste de 4,7%, dado sem retroativo desde o mês de setembro de 2018. A mobilização está marcada para começar às 8h, na sede da prefeitura, área central do Recife, e segue até as 18h, quando os representantes da categoria devem se reunir com os representantes do órgão para as negociações.

Outra causa para a paralisação seria as péssimas condições estruturais das escolas, além da falta de realização de concurso público para suprir a falta de profissionais e o pedido para que as eleições de gestor sejam feitas de forma direta. A paralização foi decidida em assembleia geral, realizada na quarta-feira (05), que também serviu para oficializar a adesão dos docentes municipais à Greve Geral, marcada para o dia 14 de junho.

De acordo com o Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife, SIMPERE, uma pesquisa feita pelo Instituto LatinoAmericano de Estudos Socioeconômicos, mostrou que houve um superávit de R$ 100 milhões na cidade do Recife, depois de analisar as contas com base no Portal da Transparência, em 2018. Os dados mostram que os gastos com pessoal estão abaixo do limite orçamentário, havendo margem para reajustes nos salários dos servidores, que argumentam as condições financeiras da Prefeitura de pagar o piso aos professores.

COMENTÁRIOS dos leitores