Português: veja erros para você abolir da redação do Enem

Professor Tiago Xavier salienta a importância do hábito da leitura para um bom domínio da norma culta

por Francine Nascimento ter, 16/07/2019 - 08:30
Reprodução/Instagram/Tiago Xavier Professor de português Tiago Xavier reuniu dicas importantes Reprodução/Instagram/Tiago Xavier

Uma das competências mais cobradas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para que o candidato tire uma boa nota é o domínio da língua portuguesa. Nesse quesito, o participante deve ficar atento às regras ortográficas e gramaticais, de acordo com a norma culta.

Para quem tem algumas dificuldades com português ou acha que o nervosismo pode atrapalhar o desempenho na prova, o professor de língua portuguesa Tiago Xavier dá a dica: o segredo é a leitura. “O aluno tem que entender que ele tem que ser um bom leitor. Ele tem que ler jornais e revistas para estar atento aos temas do cotidiano. Se ele não for um bom leitor, vai ter dificuldade extrema na redação do Enem”, sugere.

A nota da redação vale de zero a mil pontos. Serão avaliadas cinco competências, das quais cada uma delas terá nota de zero a 200 pontos que somados irão compor a nota final.

Para te ajudar a redigir uma boa redação que seja clara e objetiva nas ideias, e que também não contenha erros gramaticais, o professor indicou possibilidades de erros para você evitar, não cair em algumas armadilhas e consequentemente, não perder pontos na redação do Enem. Confira: 

 1 - Acentuação incorreta das palavras: É muito comum os alunos esquecerem, principalmente, que existe uma diferença entre singular e plural de alguns verbos com acentuação. Por exemplo: o verbo ter, quando está no singular, não possui acento. Na frase “Ele tem um carro” não há acento. Mas quando eu digo “Eles têm um carro”, é necessário acentuar já que encontra no plural.

2 - Separação silábica na translineação: Muitos estudantes quando vão escrever um texto, a palavra não cabe na linha. Ele tem que separar a palavra em cada linha.

3 - Erro no uso da palavra "mesmo": Em situações pronominais. Exemplo: “Antes de falar sobre o Brasil, é necessário destacar que o MESMO vive uma crise econômica grave”. O correto seria “Antes de falar sobre o Brasil, é necessário destacar que o país vive uma crise econômica";

4 - Erro no uso da palavra “menos”: A palavra MENOS é invariável. Portanto, não existe “menas”;

5 - Erro no emprego do acento (CRASE): A crase só deve ser empregada antes de palavras femininas; antes da indicação de hora; antes de locuções adverbiais que expressam sentido de tempo, lugar e modo.

6 - Erros de pontuação: São muitos erros de pontuação, mas, principalmente, identificamos o uso de vírgula. O aluno tem que saber, principalmente, que entre sujeito e verbo não se utiliza vírgula, entre verbo e complemento não se utiliza vírgula, e entre complemento e adjunto adverbial não se utiliza vírgula. Agora, se há um deslocamento na oração, a vírgula costuma a aparecer, a depender do caso.

LeiaJá também

--> Crase: aprenda de vez e 'arrebente' no Enem 2019

COMENTÁRIOS dos leitores