Enem: temas de redação improváveis de serem abordados

Segundo professores, questões polêmicas devem ficar de fora

por Ítallo Olimpio seg, 05/08/2019 - 17:16
PixaBay . PixaBay

A redação, que representa grande parte da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), causa apreensão em muitos estudantes. Vários deles têm dúvidas que vão desde como construir o texto até sobre qual tema pode ser abordado pela prova. Para ajudar os feras a focar em assuntos com maior probabilidade de serem cobrados pelo Enem, a equipe de redação do curso Poliedro fez suas apostas.

“Temos a expectativa de que o Enem 2019 não aborde questões polêmicas, tratando, desta forma, de temas que são entendidos praticamente com consenso como um problema. Diferentemente dos temas solicitados em anos anteriores, como intolerância religiosa e a persistência da violência contra a mulher, que podem ser entendidos por uma parcela da sociedade como partidários e ideológicos. Pensando nisso, o tema deste ano tende a ser mais fácil de ser desenvolvido no texto”, disse a equipe.

Os professores do curso prepararam uma lista com os temas que são improváveis de serem abordados pelo exame em 2019. Confira:

- O entrave na demarcação das terras indígenas

- A tipificação da homofobia como crime (violência de gênero no Brasil)

- A legalização do aborto como uma questão de saúde pública

- A violência policial contra jovens negros e pobres (26 anos da Chacina da Candelária)

- O desafio no combate aos crimes socioambientais

- O ativismo político no Brasil: morte e perseguição

O Enem será realizado nos dias 03 e 10 de novembro de 2019. Para ajudar os feras a alcançarem a aprovação, o Vai Cair No Enem produz conteúdo exclusivo e gratuito sobre o maior vestibular do país.

LeiaJá também:

--> Como memes, gifs e figurinhas podem ser cobrados no Enem?

--> A três meses da prova, é melhor cursinho ou isoladas?

--> O que muda com o Enem Digital? Professor responde

COMENTÁRIOS dos leitores